O bebê de 9 meses

Bruna de França
Com noves meses de vida o bebê deve passar por mais uma visita médica

Com noves meses de vida alguns bebê já começam a engatinhar.


O desenvolvimento

Durante este mês, a angústia da separação continua. Para atravessar esta fase, nada como dar segurança ao bebê. Se você precisa se ausentar, explique-lhe para onde vai, por quanto tempo e não obrigue a criança a ir com de pessoas que não conhece. Isso provavelmente irá passar dentro de algumas semanas.

Mais do que nunca, o bebê continua explorando o mundo, mas à condição que este mundo lhe seja familiar, pois ele continua não apreciando o desconhecido. E como ele começa a se deslocar sozinho, esta exploração ficou mais fácil ainda. Com noves meses de vida, algumas crianças rastejam, enquanto outras engatinham. Alguns também já conseguem ficar de pé com a ajuda de uma apoio. 

O bebê também continua jogando suas coisas no chão, o que costuma irritar os pais. Em compensação, é muito gostoso brincar de esconde-esconde com ele, principalmente porque agora é ele que se esconde atrás do paninho.

A saúde

Com nove meses, é provável que o bebê tenha uma consulta com o pediatra. Esta visita é a oportunidade de fazer um balanço da saúde e do desenvolvimento da criança. Se os pais tiverem perguntas, é hora de tirar todas as dúvidas. Afinal, quem melhor que o médico para dar conselhos sobre o sono e a alimentação da criança?

A frequência das consultas pode variar de acordo com o pediatra, mas o importante é manter um ritmo de visitas regular. O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas consultas de rotina na seguinte frequência:
  • nos primeiros oito dias de vida;
  • uma vez por mês, nos seis primeiros meses;
  • pelo menos uma vez a cada trimestre, do sexto mês até se completar um ano de vida, ou seja: no nono e 12° mês de vida;
  • pelo menos uma vez a cada semestre, de um a dois anos.

No que se refere ao calendário de vacinação, com 9 meses o bebê deve receber a Dose Inicial da Febre Amarela.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto