O bebê de 12 meses

Bruna de França
Prontinho, seu bebê já tem um ano. A próxima grande etapa é, claro, andar. O bebê vai concentrar todos os seus esforços nesta tarefa. Com isso, talvez ele estagne em outros aprendizados

Com um ano de idade, o bebê tem uma alimentação bastante variada.


O desenvolvimento

Há vários meses, o bebê se prepara para andar e provavelmente dará os primeiros passos nos próximos dias ou semanas. Se não for o caso do seu filho, não há motivos para se preocupar, isso vai acontecer no momento certo. Só é considerado um atraso no aprendizado do andar depois de vinte meses de vida. 

Por outro lado, talvez o bebê ainda tenha medo de se aventurar sozinho e prefira que alguém lhe segure as duas mãos. Se ele tentar andar e cair, não se preocupe, pois ele não vai se machucar muito. Não o erga sistematicamente, é preciso que ele aprenda a fazer isso sozinho. 

O aprendizado do andar exige muitos esforços da parte da criança. Com isso, ele estagna em outras áreas, especialmente a da linguagem. Ele vai voltar a desenvolver a fala dentro de algumas semanas, quando tiver pleno domínio de sua locomoção. 

Embora o bebê possa pronunciar só algumas palavras, ele entende muitas outras, entre vinte e cinquenta. Os pais podem, portanto, lhe fazer perguntas simples às quais ele vai poder responder com palavras ou gestos simples, como, por exemplo: “Onde está a bola?”, e ele vai apontá-la com o dedo. 

A saúde

Com um ano, a criança deve receber as seguistes vacinas:
  • 1ª. Dose da vacina Tríplice Viral (SRC): contra Sarampo, rubéola e caxumba;
  • Reforço da vacina Pneumocócica 10: contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo;
  • Reforço da vacina Meningocócia C (conjugada: contra meningite.

A alimentação

Agora que já tem um ano, o bebê pode comer de tudo. A alimentação dele se assemelha cada vez mais com a dos adultos. Aos poucos, os pais podem oferecer à criança alimentos menos amassados para que ela se acostume com os pedaços. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto