O bebê de 14 meses

Bruna de França
Agora que já fica de pé, o bebê parte incansavelmente em descoberta do mundo, mas ainda precisa da presença dos pais para se sentir seguro

Agora que o bebê já sabe andar, os pais devem ficar atentos à segurança da criança.


O desenvolvimento

Os bebês que já aprenderam a andar - outros estão quase conseguindo -  buscam descobrir o mundo. Apesar disso, ele continua precisando sentir a presença dos pais e é estranha desconhecidos. No entanto, agora a criança tem consciência de quando a mãe ou o pai o deixam  na casa de alguém, vão voltar buscá-lo algumas horas depois. Se ela estiver muito angustiada com as separações, continue confortando-a, explicando onde você vai e quando vai voltar. 

No novo universo dele, mais amplo que o chiqueirinho no qual brincava anteriormente, o bebê descobre muitos objetos. Quando um deles retém a sua atenção, ele o manipula, vira e revira, em suma, o observa sob todos os ângulos. Esta descoberta passa cada vez menos pela boca e mais pelo tato, a visão, o ouvido e o olfato. 

Seja prudente e não deixe objetos que podem representar um perigo ao alcance da criança. O bebê aprecia em especial os pequenos objetos, que ele manipula, aliás, com muita precaução. Mas os pequenos objetos são sempre susceptíveis de serem ingeridos e, portanto, de provocar acidentes. 

Do ponto de vista da linguagem, os progressos são bastante lentos. O bebê domina algumas palavras. Para estimular a aprendizagem da linguagem, dê nome aos objetos em volta. Tente lhe ensinar palavras fáceis e encoraje-o a repeti-las. Ainda que ele não fale muito, entende tudo o que lhe dizem. Aliás, se você pedir para ele mostrar um objeto, ele vai apontá-lo com o dedo. 

Nesta idade, as crianças gostam de brincar com objetos de encaixar, como os cubos, e costumam se divertir muito na água. Elas também apreciam tudo o que diz respeito aos animais. É hora de propor ao seu filho livros ilustrados com desenhos de cachorros, gatos, galinhas, coelhos, porcos, etc. Talvez o bebê já saiba, inclusive, imitar um desses animais.

A saúde

Se o bebê é um menino, com 14 meses, ele mede cerca de 77 cm e pesa um pouco mais de 10 kg. Já se for uma menina, com 14 meses, ela mede, em média, 75 cm e pesa 10 kg mais ou menos.


A alimentação

O bebê, agora, come de tudo e deve começar a se acostumar aos pedaços, para tanto amasse menos os alimentos. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto