O bebê de 17 meses

Bruna de França
Com essa idade, a criança provavelmente já domina a arte de andar. A partir de agora, os esforços do bebê se concentrarão na linguagem

Os bebês costumam adorar brincar com os pets.


O desenvolvimento

Com 17 meses, o bebê anda e seu passo é mais seguro. Algumas crianças conseguem até mesmo andar para trás. A autonomia que confere saber andar permite definir a personalidade da criança. Ela obedece menos, abre todos os armários e gavetas, agarra todos os objetos ao seu alcance, escala as grades da cama e tenta escapar quando alguém quer pegá-la para lhe dar de comer ou trocá-la. É, portanto, hora de impor limites e dizer “não”, sem esquecer de explicar ao bebê por que não deve agir assim. Cuidado para não cair no excesso e proibir tudo. 

Com 1 ano e 5 meses, já é possível oferecer aos pequenos jogos de construção. As crianças gostam de brincar com cubos e blocos de montar.
 
O bebê continua gostando de animais. Os pais podem ajudá-lo a descobrir e também ensinar os barulhos que fazem os bichos. As crianças que convivem com animais de estimação costumam se divertir com os pets. Porém, como nesse idade as crianças ainda controlam muito mal seus gestos, os pais devem ensinar a não puxar o rabo ou as orelhas do cachorro ou do gato, explicando que isso machuca. Mais que tudo, como as reações do bebê e do animal são imprevisíveis, nunca deve deixá-los sozinhos. 

A música continua agradando muito o bebê. Ensinar cantigas de roda acompanhadas de gestos que ele aprende a reproduzir é uma boa atitude. Mas agora que ele se apoia bem sobre as duas pernas, os pais irão perceber que ele gosta de dançar e sabe acompanhar o ritmo.


A saúde

Se o bebê é um menino, com 17 meses, ele mede cerca de 80 cm e pesa pouco mais de 11 kg. Se for uma menina, com 1 ano e 5 meses, ela mede cerca de 78 cm e pesa pouco mais de 10 kg.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto