Pilates para gestante: veja 3 exercícios para ajudar no parto normal

Ana Paula Cardoso

Fisioterapeuta do Centro Integrado Bella indica exercícios que podem ajudar as mulheres na hora de dar à luz

Pilates para gestante são bons exercícios para o parto normal..

 

O período de gestação é a fase de desenvolvimento do feto até ele estar pronto a sair do ventre materno. E independente do tipo de parto escolhido pela mulher - normal, humanizado, cesárea entre outros -  cabe às mamães prepararem-se, tanto na parte física quanto psicologicamente, para este momento tão sonhado.

"Nos exercícios para parto normal trabalha-se bastante o chamado assoalho pélvico, justamente para dar força para impulsionar o bebê a sair", explica Vanessa Lopes Diniz, fisioterapeuta do espaço Centro Integrado Bella, no Rio de Janeiro. Segundo a especialista, o assoalho pélvico é o conjunto de músculos e órgãos pélvicos (incluindo útero, ovários e bexiga).

Mais resistência na hora do parto

Os exercícios para parto normal, propostos pelo Pilates para gestantes, trabalham a musculatura pélvica da mulher, deixando-a mais resistente às contrações na hora de dar à luz. Quem pratica estes exercícios sente-se mais preparada e sofre menos entre o momento em que a bolsa estoura até a hora do parto.

"Através dos exercícios, os tecidos responsáveis por dar apoio ao útero ganharão mais resistência, força e elasticidade", completa a especialista do Centro Integrado Bella.

A fisioterapeuta lembra, no entanto, que mesmo os exercícios para parto normal aparentemente bem simples de serem realizados não devem ser feitos em casa.

"Não aconselhamos às grávidas fazerem exercícios em casa sozinhas. As atividades físicas devem ser feitas sempre com acompanhamento porque à medida que a barriga vai crescendo, o centro gravitacional da gestante vai mudando e a mulher pode estar perdendo um pouco do equilíbrio", recomenda Vanessa. 

Exercícios de Pilates para o parto normal

Exercício 1

 

A arquiteta Natalia Seixas Okamura Pena, grávida de 5 meses, pratica o pilates no Centro Integrado Bella.

 

Exercício com o aro. Coloca-se o equipamento entre as pernas, segurando com os joelhos. Cabe a gestante apertar o aro, forçando-o através de movimentos de fora para dentro com as pernas. Neste exercício os músculos do assoalho pélvico são todos trabalhados.

 

Exercício 2

A arquiteta Natalia Seixas Okamura Pena, grávida de 5 meses, pratica o pilates no Centro Integrado Bella.

 

O chamado agachamento unilateral consiste em abaixar-se apoiando uma das pernas de cada vez. Neste exercício de Pilates para gestantes será trabalhado o alongamento e fortalecimento dos membros inferiores. 

 

Exercício 3

A arquiteta Natalia Seixas Okamura Pena, grávida de 5 meses, pratica o pilates no Centro Integrado Bella.

 

Deitada de barriga para cima no aparelho específico, a  gestante abre a perna, apoia os pés e força com o calcanhar em movimento de empurrar o corpo para trás. "Este exercício fortalece o vasto medial, que é o músculo responsável por dar eixo e divide o corpo", conta Vanessa.

A fisioterapeuta informa que, conforme vai fazendo força, a gestante deve contrair o chamado 'músculo do xixi'. "Com a  carga do aparelho mais a força que ela faz, consegue-se atingir o assoalho pélvico", completa a especialista.

Exercícios para parto normal úteis na cesariana

Apesar de ser mais comum a prática de exercícios para o parto normal, a fisioterapeuta Vanessa Lopes Diniz afirma que mesmo as mulheres que optam por dar à luz pela cesariana precisam de uma preparação física. Quando a mulher se submete a este procedimento, não vai poder contar com a musculatura abdominal. 

"Ela precisará de bastante força nos membros inferiores para contrair menos o abdômen. Então, as mães que fazem Pilates sentem menos os efeitos do pós-operatório e menos dor, favorecendo a recuperação pós-parto", diz a fisioterapeuta do Centro Integrado Bella. 

 

Copyright fotos: iStock e Ana Paula Cardoso

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