Calculadora gestacional: saiba como contar o tempo de gravidez

Etiene Resende

Cada momento da gestação tem uma particularidade e exige exames específicos. Calcule, de forma simples, quantos dias faltam para o seu bebê nascer

Calculadora gestacional: faça as contas e acerte na data aproximada do nascimento do bebê. 


Boa parte das gestantes sabe responder imediatamente – ou após uma conta feita em poucos instantes – quantas semanas já tem sua gravidez. Saber qual é o tempo de gravidez ajuda a mulher a compreender melhor os sintomas e cada fase deste lindo período. Por isso é comum as futuras mamães recorrerem à chamada calculadora gestacional

Mas descobrir o tempo de gestação exige uma certa habilidade com os números, e o mínimo de conhecimento sobre o seu ciclo menstrual. Geralmente, quem auxilia nesta descoberta é o médico ginecologista, que acompanha a mulher no pré-natal. 

A ginecologista e obstetra Andréa Mattos explica como é definida a contagem do tempo de uma gravidez. “A duração total da gestação é de 40 semanas, tendo seu início marcado sempre pelo primeiro dia da última menstruação até o parto. Assim chega-se a aproximadamente 280 dias”.

Tranquilidade na espera pelo neném

Segundo a especialista, é muito importante estar atenta à duração da gestação e acompanhar sua evolução semana a semana. A continha básica feita através da denominada calculadora gestacional entra como uma grande aliada para manter a gestante informada sobre os dias de espera pelo neném.

“O período da gravidez é longo e passa por inúmeras mudanças. Alguns sintomas (como enjoos na gravidez) podem ser explicados pelo tempo em que acontecem estas alterações. Quando a gestante está ciente deste tempo e fazendo um bom acompanhamento, geralmente fica mais tranquila ao passar por cada fase”, reforça.

Fazendo as contas da gestação

Muitas mamães são impacientes e querem logo descobrir o tempo de gravidez, mesmo antes da primeira consulta ao obstetra. A boa notícia é que é possível fazer esta conta mesmo sem a ajuda do médico, depois que se confirma a gravidez

Para saber há quantas semanas se está grávida, a ginecologista Andreia Mattos orienta a seguir o mais simples modus operandi da calculadora gestacional. Basta proceder da seguinte forma:

1) pegue a data do primeiro dia antes da última menstruação;

2) conte quantos dias se passaram desde o primeiro dia antes da última menstruação até a data atual;

3) divida o número de dias contados por 7. Assim, se terá o resultado em semanas.

Calculadora gestacional estima o dia do parto

Já nos casos em que a intenção é saber quando deverá acontecer o parto, os cálculos são diferentes, porém mais simples. Partindo-se da informação de que  uma gravidez dura, em média, 280 dias, a calculadora gestacional  para estimar a hora da chegada do bebê funciona da seguinte forma:

1) conte quantos dias se passaram usando o cálculo ensinado anteriormente;

2) subtraia 280 do número de dias contados - desde o primeiro dia da última menstruação até a data atual;

3) o resultado será o número de dias que faltam para completar a gestação.

"Assim, será possível estimar em qual data nascerá o bebê. E, ao dividir por 7 o número de dias que faltam para se dar à luz, chega-se também ao resultado em número de semanas”, ensina a ginecologista.

De acordo com a especialista, é  importante, porém, estar atenta ao fato de que alguns especialistas não consideram as duas primeiras semanas de gestação (os primeiros 14 dias desde o início da última menstruação), entendendo que a gravidez dure 38 semanas e não 40.

“Isso pode deixar a gestante um pouco confusa no início, mas estando com o pré-natal em dia, não haverá risco algum para o bebê nem para a futura mamãe”, conclui a Dra. Andreia.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto