Conheça os melhores aplicativos para gestantes

Etiene Resende

Veja como a tecnologia pode contribuir para manter a tranquilidade dos pais e a saúde da mamãe e do bebê

aplicativos de gravidez
Tecnologia pode ajudar as futuras mamães a acompanharem melhor a gravidez.

 

A tecnologia evolui tendo como objetivo facilitar e tornar melhor a vida das pessoas. E a gestação, um dos momentos mais importantes da vida dos casais não ficaria de fora. Atualmente as futuras mamães podem contar com aplicativos de gravidez que podem ser de grande ajuda nestes 9 meses tão cheios de mudanças.

Recentemente a faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas gerais lançou o aplicativo para gestantes chamado “Meu Pré-Natal”, que tem como finalidade responder às principais dúvidas das gestantes durante o atendimento pré-natal. Ele funciona em um modelo de perguntas e respostas, trazendo informações sobre todo o processo de gestação, um calendário gestacional e também o contador de contrações.

Estes aplicativos podem ajudar muito no acompanhamento da gravidez, mas nunca substituirá a consulta pré-natal. “As pessoas precisam compreender que se trata de uma tecnologia que funciona muito bem, mas de forma complementar. Somente o profissional capacitado poderá compreender as alterações que ocorrem neste período e identificar se estão ou não dentro do padrão”, lembra Andréa Mattos, ginecologista e obstetra.

A especialista destaca ainda que, em caso de alterações anormais é o médico que pode orientar para a melhor maneira de tratar o problema, ainda que estes aplicativos tragam dicas de como proceder. “Eles podem contribuir para que a mulher compreenda o que está acontecendo, mas é o médico quem sabe e deve agir de maneira rápida para que tudo continuem bem como a gestante e com o bebê”, reforça.

Aplicativos para gestante

Pensando nas futuras mamães que querem vivenciar ao máximo a experiência da gestação, A Revista da Mulher elaborou uma lista com os melhores aplicativos de gravidez, trazendo também quais são suas particularidades.

Calendário Menstrual

Este foi feito especialmente para quem quer engravidar, pois ele ajuda a organizar o ciclo menstrual. Você clica no botão no primeiro dia da menstruação e recebe as informações de qual será o seu período mais fértil. É gratuito e está disponível em português.

Calculadora da Gravidez

Este, como o próprio nome já diz, resolve o problema das futuras mamães que não conseguem saber em que mês, trimestre ou semana de gravidez estão, nem quando será o parto. É só colocar a data do primeiro dia da última menstruação que ele se encarrega do resto. O aplicativo traz ainda informações sobre os ultrassons que devem ser feitos, o memento provável em que a mãe vai sentir os primeiros chutes, etc. É gratuito e está disponível em português.

Contraction Master

Para quem pretende dar à luz por meio de um parto normal, este é um grande aliado. O aplicativo registra as contrações, bem como aponta sua duração e a frequência com a qual elas ocorrem. Ao tocar na tela no momento em que elas começam e no momento em que terminam e pronto. Dependendo da duração e do intervalo entre elas o aplicativo indica se está ou não chegando a hora do parto. Está disponível apenas em inglês, custando $ 1,99 na Apple Store e R$ 5,07 no Google Play.

Estou Grávida

Aplicativo traz, entre outras ferramentas, dicas de alimentação, o famoso contador de chutes, gráfico de peso, e indicação de variações de humor. A vantagem é que possibilita acompanhar detalhes que geralmente passam despercebidos durante a gravidez, mas que é uma delícia acompanhar. É gratuito, mas tem como desvantagem o fato de que não tem versão em português.

Gravidez +

Ele se popularizou rapidamente entre as gestantes pelo diferencial que oferece. Além de ter todas as informações que contribuem para o bom andamento da gravidez, ele também possibilita a criação de uma espécie de diário, onde é possível incluir alterações no peso do bebê, lista de compras, opções de nomes, etc. Está disponível em português para Android por R$ 8,99.

Sprout

Este é considerado um dos mais completos entre todos os aplicativos de gravidez, pois além de todas as informações, ele ainda mostra imagens sobre o desenvolvimento do bebê em cada estágio da gravidez. Traz também uma linha do tempo detalhada da gestação, bem como um plano de consultas pré-natal, contador de chutes e de contrações, e muito mais. É gratuito, com versão em português para Android e iOS.

“Vale lembrar que cada gravidez é um momento único, com suas particularidades, incômodos e alegrias. Cada mulher vai vivenciar isso de uma maneira diferente e é isso que torna a gestação tão fantástica. Tudo o que pode contribuir para o bom andamento das coisas é válido”, conclui Andréa Mattos.

Copyright foto: iStock 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto