Lista de chá de bebês: do essencial ao supérfulo, saiba o que pedir para a ocasião

Ana Paula Cardoso

Mamães especialistas indicam uma lista completa de chá de bebê

Lista de chá de bebê pode conter tudo, desde que a mamâe acredite que vai usar.


Além das preocupações inevitáveis de toda a gravidez, preparar uma lista de chá de bebês pode demandar um esforço maior do que se imagina. Para ninguém ter mais dúvidas, A Revista da Mulher ouviu mães e blogueiras especialistas.

Uma lista de chá de bebê completa não é algo como uma equação matemática. Diversas variáveis estão em jogo. Para começar, chá de fralda ou chá de bebê? Mães que já passaram por isso sugerem: peça a cada convidado a levar um item da lista e mais um pacote de fraldas descartáveis.

Já no caso de roupinhas, por exemplo, depende de alguns fatores. "Não existe número fechado de roupa para incluir numa lista de chá de bebê. É diferente para cada gestação. Depende da época do ano e do lugar onde o bebê vai nascer, pois a roupa está associada ao clima", explica Silvia Faro do site Mãe de Primeira Viagem.

Silvia ensina que o cálculo de roupas a pedir no enxoval deve respeitar a estação do ano na ocasião do nascimento. Bebês que nascem no inverno, por exemplo, devem ter mais itens quentinhos nos tamanhos RN (recém-nascido) e P (pequeno), enquanto as roupinhas mais frescas devem ficar em quantidade maiores de M (médio) e G (grande) na lista de chá de bebê

Supérfluo ou essencial na lista de chá de bebê?

Alguns itens costumam aparecer na maior parte das listas de chá de bebês, principalmente as de lojas especializadas em artigos infantis. Mas muitos deles as mães experientes dizem que nunca usaram. Há também aqueles itens que para umas não foram úteis, e para outras fizeram bastante diferença.

Um exemplo é o talco. Tanto Silvia Faro quanto Ru Baricelli, que tem um canal no YouTube com dicas para cuidados com os filhos, dizem ser desnecessário. O bebê pode ter alergia e nem sempre ajuda como deveria. "O que me salvou contra as assaduras de minha filha foi o amido de milho!", ressalta Ru Baricelli.

A maisena, portanto, entra na lista de chá de bebês das duas mamães especialistas. Já um item como o chamado "babytube", que nada mais é que uma espécie de balde para dar banho em recém-nascidos e bebês maiores, entra da lista de chá de bebê de Ru, mas não de Silvia.

"Quando Helena (sua filha) fez 5 meses ela ficava de pé na banheira e começou a ficar perigoso dar banho na banheira convencional. Por isso recomendo o babytube grande na lista", orienta Ru Baricelli.

Como recomendam as experts em cuidados infantis, o importante é pedir itens fundamentais na lista de chá de bebê e tentar entender como os supérfluos podem ou não ajudar. Para não correr o risco de ganhar algum item cuja função será apenas ocupar espaço.

Sugestão de lista de chá de bebê

Para dar uma orientação geral sobre os itens a pedir, segue a lista de chá de bebê, dividida em categorias, montada com a consultoria de Silvia Faro e Ru Baricelli.
 

Copyright foto: iStock e Arte / CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto