Conheça 8 brincadeiras de chá de bebê e deixe o evento ainda mais divertido

Ana Paula Cardoso

Seleção de brincadeiras de chá de bebê vai desde a clássica de adivinhar os presentes até escrever em um caderno de conselhos à futura mamãe

Nas brincadeiras de chá de bebê vale participação de todos os convidados.


Um chá de bebê exige organização. As mamães, com as amigas ou familiares que ajudam na preparação, focam na lista de presentes, nas lembrancinhas, decoração e em como vão receber os convidados. Por outro lado, a festa não teria tanta graça não fossem as brincadeiras que tanto animam o evento.

Para quem ainda fica desanimada com a falta de criatividade, A Revista da Mulher conversou com especialistas e buscou algumas ideias. Como a de Rubia Baricelli, que tem um canal de dicas para mães no YouTube, que sugere, como uma das brincadeiras de chá de bebê, um livro de registros no qual os convidados terão direito de escrever "seus pitacos" sobre cuidados com os filhos.

A equipe do grupo Festejando, que organiza eventos, também recomendou uma tarefa bem criativa para a lista de brincadeiras de chá de bebê: fazer o papai e a mamãe provarem que sabem cantar musiquinhas infantis.

Veja 8 brincadeiras para chá de bebê

Para realizar algumas das brincadeiras abaixo é preciso ter em mãos certos itens e objetos. Para outras, principalmente aquelas direcionadas aos convidados, é de bom tom prever também brindes para os ganhadores. A dica, então, é se organizar com antecedência para nada faltar na hora da festa. 

Confira a seguir 8 brincadeiras de chá de bebê, das clássicas às criativas:
    
1) Que Gosto Tem?

Aqui a futura mamãe será vendada e terá que descobrir qual é o sabor das papinhas que ela vai experimentar. Uma variante desta brincadeira é fazer o jogo entre os convidados: quem acertar o maior números de sabores, ganha. 

Material: potes de papinhas prontas com sabores diferentes e lenço para vendar a mãe.

2) O Que é o Que é?

Essa é clássica: a mãe terá que descobrir qual é o presente embrulhado. A cada acerto, ok. Cada erro, terá que pagar uma prenda.

Material: fantasias, perucas, maquiagem, etc. Os itens servem para aplicar a prenda na futura mamãe, então, dependendo da quantidade de convidados, vale prever objetos variados. Pedir para a futura mãe dançar, cantar e imitar  alguém (ou um animal) também podem ser prendas divertidas.

3) Circunferência da Barriga

"Nesta brincadeira de chá de bebê os convidados devem escrever no papel quantos centímetros tem a circunferência da barriga. A grávida tira a prova com a fita métrica!", explica Silvia Faro do canal do YouTube Mãe de Primeira Viagem.

Para a organização ficar mais simples, os convidados também podem escrever seus palpites em um caderno, reservado para a brincadeira, no começo da festa. Quem acertar, ou aquele que der o palpite mais próximo, ganha um brinde.

Material: papel ou caderno, caneta e fita métrica.

4) Conselho Materno

Já que todo mundo adora dar sua opinião sobre cuidados com o bebê, peça para os convidados escreverem um conselho para a mãe. Pode ser uma dica prática, uma recomendação, um ensinamento. Enfim, ali todos podem palpitar! A ideia é criar um registro de recordação e ler quando precisar de conselhos.

Material: caderno e caneta.

5) Prova do Vocabulário Materno

Escolha de 3 a 5 palavras do cotidiano da mãe e da grávida e peça para os convidados definirem seu significado. Exemplo: cueiro, mastite, bilirrubina, amniocentese...  Ganha quem acertar mais - e merece um brinde, é claro.

Material: papel e caneta.

6) Como Continua a Música?

Essa são para os papais. Colocam-se músicas infantis, desde galinha pintadinha até clássicas canções de ninar. A música é interrompida e os papais devem continuar a cantar. Quem não conseguir, tem que pagar uma prenda.

Material: computador e caixinha de som (ou outro aparelho para tocar as músicas) e objetos para a prenda (peruca, fantasia, etc).

7) Cápsula do Tempo

Nesta brincadeira de chá de bebê, mensagens são escritas para o bebê, e estas serão guardadas e lidas quando ele tiver a idade definida por todos. As mensagens são guardadas numa caixa ou cofre até lá.

Material: caixa ou cofre, papel e caneta.

8) Quem é o Bebê?

Deve ser feita com uma apresentação para ser projetada, colocando fotos de bebês famosos para os convidados tentarem acertar quem são. Para finalizar, colocam-se fotos da mãe e do pai do bebê. Nessa parte não vale participar nenhum parente dos pais (nem a mãe) para não ficar fácil demais.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto