Aprenda a lidar com o estresse na gravidez

Ana Paula Cardoso

Gestantes enfrentam mudanças corporais e ansiedade com a responsabilidade da chegada do filho. Saiba como driblar as tensões do período

Estresse na gravidez pode ser combatido com algumas medidas simples. © iStock


A notícia da chegada de um filho é sempre um fator que mexe com o emocional das mulheres. Com tantos mitos e verdade a respeito da gestação,  é muito comum o chamado estresse na gravidez, momento de tensão e ansiedade que acomete grande parte das gestantes. Mas é possível lidar com as tensões desta fase tão sensível.

“Primeiro é preciso entender que o  estresse, no geral, é uma resposta do organismo a alguma pressão externa que alguém sofre. Só que essa pressão pode ser maior ou menor, dependendo da forma que se interpreta a situação”, explica Gislene Isquierdo, psicóloga, master coach e especialista em destrave emocional.

Principais causas do estresse na gravidez

Segundo especialistas, em geral, o estresse que surge durante a gestação tem as seguintes raízes:

  • receio de ter que adiar a carreira ou perder oportunidades no atual emprego;
  • medo de não conseguir mais dar atenção ao marido/companheiro(a); 
  • peso da responsabilidade em educar alguém para o mundo; 
  • insegurança com  a mudança do corpo;
  • desconforto pelas privações alimentares;
  • apreensão com a saúde e formação do bebê.

À luz da psicologia, todas essas apreensões são compreensíveis e legítimas. Mas, como ponto de partida, a mulher que quer enfrentar o estresse na gravidez deve usar uma técnica simples de combate à qualquer tipo de ansiedade: não viver nas expectativas.

“Com certeza nenhuma mulher quer ficar tensa na gravidez. O que ela precisa é entender que é um momento único da vida dela, aprender a se concentrar neste momento, viver o presente”, reforça a psicóloga.

Dicas para enfrentar o estresse na gravidez

Para atravessar a gestação sem deixar as tensões inerentes ao período tomarem conta do espírito, algumas medidas práticas – e simples – são indicadas.

Veja a seguir algumas dicas para evitar o estresse durante a gestação

  • Casal saudável. Caso a gestante tenha um companheiro ou companheira, é importante que os dois membros do casal tenham uma vida saudável. Uma gestante que não pode beber álcool, por exemplo, não merece ter um cônjuge tomando aquele vinhozinho para relaxar ao seu lado;
  • Exames em dia. Para evitar o estresse na gravidez por conta de apreensões com a saúde do bebê, faça visitas frequentes ao médico e o exame pré-natal;
  • Atividades físicas. Busque uma atividade física adequada para gestantes. Seguindo as devidas orientações do médico, qualquer gestante pode fazer desde pilates para grávidas até hidroginástica. “O corpo libera serotonina e endorfina quando se faz atividade física. E a liberação da serotonina e endorfina no corpo, por exemplo, é incompatível com a liberação de cortisol, que deixa o corpo estressado”, explica Gislene Isquierdo.
  • Meditação. Sem nenhuma contraindicação, a meditação é uma das mais recomendadas atividades contra o estresse na gravidez. Na verdade, contra qualquer tipo de estresse. “A meditação nos leva a manter a mente no presente. Através do esvaziamento mental, combate-se as ansiedades com o futuro”, orienta a chave psicóloga e terapeuta holística Andreia Bernardo. É recomendada principalmente para as gestantes preocupadas com sua carreira.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto