Aprenda a se maquiar sozinha e arrase em todas as ocasiões

Gabriela Torres
Aprenda como se maquiar escolhendo produtos adequados para cada tipo de pele

Faça uma maquiagem rápida e funcional para o dia a dia.


Boca bem contornada, delineador marcando os olhos, blush vibrante: para muitas mulheres, fazer uma boa maquiagem todos os dias pode ser um problema. Ainda mais que nem todas sabem como se maquiar sozinhas, e por isso desistem antes mesmo de tentar. Mesmo com as facilidades de blogs e tutoriais ensinando como fazer a própria maquiagem, para estas mulheres, é difícil até começar. 

Quem não tem tempo de assistir a estes vídeos e deseja saber mais como se maquiar, vale anotar as dicas práticas e funcionais que a maquiadora Maressa Breder ensina para a automaquiagem. São conselhos simples, que qualquer mulher não só pode como vai aprender tudo em um passo a passo bem rápido.

O primeiro passo é ter em mãos todos os produtos que serão usados no make. Assim, não se perde tempo procurando uma coisa ou outra. E nada de desculpas para não ficar ainda mais bonita: com o tempo e a prática, fazer a própria maquiagem vai se tornar um processo fácil e divertido. Acredite!

Limpeza e hidratação

Antes de aplicar o primeiro produto, é importante limpar o rosto. Este procedimento pode ser feito com água e sabonete próprio para a região ou, ainda, com a ajuda de um algodão e tônico, que pode ser encontrado em qualquer farmácia. "Usar água gelada para abrir os poros pode ser o primeiro passo. Mas, a limpeza também é feita com um demaquilante, já que este itm tira todas as impurezas e restos de maquiagem. Para hidratar, é indispensável um creme próprio para o rosto", afirma a maquiadora.

Primer

primer disfarça os poros dilatados e as linhas de expressão, além de ajudar na fixação dos produtos na pele. Com ele, a maquiagem consegue ficar bonita por muito mais tempo. Ele deve ser aplicado com pincel ou com as mãos, da mesma forma que se passa o hidratante.

Corretivo

Mulheres com olheiras mais escuras devem procurar corretivos coloridos para esconder os sinais de cansaço. Depois, usar um outro corretivo do mesmo tom da pele por cima. Com auxílio de uma pequena esponja, aplique o produto com leves batidinhas na pele. Espere um pouco para a pele fixar melhor o produto, deixando a cor mais uniforme. Com ele, a área abaixo dos olhos fica mais iluminada e natural.

Base

Assim como o primer, a base também pode ser aplicada com as mãos ou pincel. Não se esqueça de espalhar bem por todo o rosto e pescoço para não ficar nenhuma crosta acumulada. A recomendação de Maressa é nunca passar a base de cima para baixo. "Siga sempre em direção à raiz dos cabelos", ensina.

Se a base for muito fina, passe uma camada e espere um pouco para a pele absorver melhor. Depois coloque uma nova camada, mas não muito para não parecer artificial.

Pó compacto

Este item serve para fixar um pouco mais a base na pele e garantir que, ao usar o blush, a região não fique manchada. Também é usado para retirar o brilho extra que a base eventualmente deixa no rosto

Contorno

Esse truque é usado para devolver as formas do rosto que a base escondeu e, ainda, ajuda a afinar e ressaltar outros pontos da face. Para afinar, a dica é usar um blush dois tons acima do natural da pele, fazer boca "de peixinho" e passar o produto na diagonal - exatamente na parte que fica mais funda, abaixo das maçãs do rosto. O mesmo deve ser usado próximo à raiz dos cabelos e nos maxilares.

Já o iluminador, que pode ser um blush claro perolado, deve ser aplicado no centro do nariz, no meio da testa e pouco acima das maçãs do rosto. Também pode ser usado naquela "voltinha" em cima dos lábios superiores e abaixo dos inferiores. 

Olhos

Poucas mulheres sabem, mas usar o primer nos olhos é tão importante quando na pele. Existem no mercado produtos próprios para esta finalidade que, além de fixar a sombra, ainda torna seu pigmento mais intenso. A maquiadora explica que apenas dois tons de sombra já são suficientes para uma maquiagem bonita para o dia a dia.
 
Para não errar, na hora de usar uma paleta de sombras, aplique a mais clara (bege sem brilho) por toda pálpebra móvel até o limite da sobrancelha. Em seguida, utilize a mais escura (geralmente preta ou marrom escuro) para marcar o côncavo, que divide a parte molinha dos olhos com a sobrancelha. Faça movimentos de vai e vem com um pincel pequeno e fofinho, para esfumar. Depois, aposte em uma das sombras do meio para a pálpebra móvel, aplicando com batidinhas, em vez de esfregar.

Delineador

"É tudo questão de treino", adianta a maquiadora. Para quem tem pouca prática, o delineador em gel é o mais indicado porque permite maior firmeza no traço. Para treinar existem duas formas: uma é usar o lápis como base e ir cobrindo com delineador depois. Outra opção é fazer pequenos traços rente à raiz dos cílios, começando pelo canto interno.  

Lápis de olho ou kajal

Para marcar os olhos, o lápis pode ser usado tanto na parte inferior quanto acima dos cílios. Na parte de baixo, o efeito realça ainda mais o olhar, que pode ser esfumado com o próprio lápis ou um pincel chanfrado mais fino. Cuidado para não descer muito, senão existe o risco de ressaltar ainda mais as olheiras. Se cair algo na área abaixo dos olhos, use um cotonete com um pouco de corretivo e sem esfregar, limpe as "sujeirinhas". 

Copyright foto: iStock

Anúncio google

1 comentário

Muito legal as dicas! Eu aprendi muita coisa também este curso online, e é baratinho: 

http://www.cursodemaquiagembocarosa.com.br/?ref=W4049574V