Aprenda a fazer o contorno da forma correta

Gabriela Torres
  • A técnica, que ilumina e redefine o rosto, é usada pela socialite Kim Kardashian e uma das mais copiadas atualmente

    Kim Kardashian é adepta à técnica.


    Afinar o nariz, diminuir a testa, realçar as maçãs do rosto. Todas essas correções podem ser facilmente feitas com a técnica do contorno. Com apenas dois tons de corretivo e pó compacto, é possível iluminar e "emagrecer" alguns pontos do rosto e fazer um make saudável e super natural.

    O método não é complicado, mas deve-se ter cuidado para não exagerar e causar o efeito contrário ao desejado. Para fazer o contorno perfeito e natural, a maquiadora e visagista Beatriz Dansart, ensina em um passo a passo, detalhando a forma correta de usar a técnica no dia a dia. 

    Copyright foto: Evan Agostini/AP/Sipa
  • 1º passo: prepare a pele

    Prepare a pele antes de fazer o contorno.


    A maquiadora usou primeiro um primer, depois um corretivo colorido e outro no tom da pele, para camuflar as olheiras e manchas e, por fim, a base para preparar a pele para começar o contorno

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 2º passo: escolher os corretivos

    Comece aplicando o corretivo escuro.


    Perceba que a maquiadora usa dois tons de corretivo, um escuro para dar profundidade e causa o efeito "emagrecedor" no rosto. E um mais claro, para usar como iluminador. Comece o contorno aplicando o corretivo mais escuro.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 3º passo: afinar as bochechas

    O contorno deve começar na altura do ouvido.


    Para afinar as bochechas, o primeiro para é saber onde aplicar os traços. Para tanto, posicione o pincel (caneta ou lápis) entre o ouvido e os lábios para determinar a altura ideal para iniciar o contorno. O corretivo escuro deve ser aplicado a partir da orelha e terminar na direção do final da sobrancelha. 

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • Determinar o limite do traço

    O pincel mostra até onde deve ser feito o contorno.


    Como foi dito na foto anterior, o contorno deve terminar na altura do final das sobrancelhas, como mostra na foto atual. Ao passar desse limite, o corretivo escuro pode causar um efeito negativo no rosto.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • Aplicar o corretivo

    O contorno deve ser feito desta forma.


    É exatamente esse traçado que deve ter o contorno nas bochechas. Comece o traço mais largo (perto da orelha) e vá afinando. O final do risco deve se alinhar com a ponta da sobrancelha.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 4º passo: afinar o nariz


    Use o pincel de base ou um mais fino para fazer o traço das laterais do nariz. esse tipo de contorno deixa-o mais fino, sem ficar artificial. Passe também abaixo, na divisão das narinas.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 5º passo: camuflar o 'papo'

    O corretivo escuro fica assim no rosto.


    Muitas mulheres se incomodam com a "papada" que fica no pescoço. Para camuflar essa parte mais cheinha com contorno, passe o corretivo escuro abaixo do queixo, afunilando até chegar o início do pescoço, como mostra a foto.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 6º passo: passar o corretivo claro em volta do escuro

    O corretivo claro em volta do escuro, faz com que ele fique mais profundo.


    Como a cor clara ressalta, use apenas quando quiser valorizar algum ponto ou aprofundar o contorno mais escuro, como na foto. Perceba que o tom mais claro foi passado em traços finos e bem rente ao tom marrom.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 7° passo: iluminar pontos estratégicos do rosto

    O contorno com os dois tons fica assim.


    Como a testa da modelo é pequena (a medição é feita em comparação ao nariz), não foi preciso fazer o contorno nessa área do rosto. O corretivo mais claro foi levado do meio do nariz até o início da testa, iluminando essa parte menor do rosto.

    A boca foi delineada em seguida com um lápis marrom levemente acima da linha da boca. Como o queixo da modelo é pequeno, para valorizá-lo foi aplicado o corretivo mais claro e assim lhe dar luminosidade.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • 8º passo: fixar os produtos na pele

    A esponja em formato de gota passa por todos os cantinhos.


    Com a ajuda de uma esponja em formato de gota, dê batidinhas e una os produtos, sem esfregar nem misturar, na pele. Se preferir, finalize com um pó escuro, por cima do corretivo marrom e um mais claro ou iluminador por cima do bege.

    Copyright foto: Gabriela Torres
  • Resultado final

    Pele bem delineada e natural ao mesmo tempo.


    O resultado é uma maquiagem natural, com imperfeições camufladas. O contorno nas laterais do nariz o deixaram mais fino sem perder seu formato natural. Assim como os pontos abaixo das bochechas e do pescoço. A boca foi delineada com lápis e ganhou mais volume. Os pontos iluminados deram vida ao make.

    Copyright foto: Gabriela Torres

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto