Chroming: descubra a técnica de maquiagem que ilumina a pele

Jessica Krieger
A nova febre do momento utiliza batom para iluminar áreas específicas do rosto, proporcionando um efeito natural e marcante

Chroming: que tal iluminar áreas do rosto com batom?


Nomes como contouring, strobing e sunstripping  já fazem parte do vocabulário das mulheres quem amam maquiagem. Mas a tendência de beauté do momento ficou conhecida como Chroming, que virou um dos truques favoritos das modelos e celebridades para deixar a pele ainda mais iluminada.  

O Chroming surgiu há alguns meses, quando o maquiador sênior da MAC, Dominic Shinner, usou um batom cintilante para criar um efeito iluminador prolongado. Foi só postar nas redes sociais que a dica virou febre, especialmente porque deixa o make bem natural, com aspecto de pele jovem e hidratada. 

“A técnica consiste em aplicar batons com acabamento metálico, perolado ou cintilante nos pontos altos da face para criar o efeito do iluminador. Essa técnica proporciona um iluminado perfeito e ainda o efeito rende muitas horas de duração”, relata Thaís Fontes Magalhães, maquiadora e consultora de imagem do Instituto Embelleze. 

Como fazer o Chroming?

Para conseguir o efeito do Chroming, o batom deverá ser aplicado diretamente nas seguintes áreas do rosto: acima das bochechas, topo do nariz, abaixo das sobrancelhas e no “arco do cupido”, como é chamado o contorno do lábio superior.

“Minha dica para quem quer se jogar nessa técnica é: tenha em mente o objetivo do Chroming que é estar maquiada de maneira natural. Para isso, faça sua pele normalmente e aplique o batom nas áreas que deseja iluminar, sempre tomando cuidado para não exagerar na quantidade de produto”, avisa Thaís. 

Detalhes do uso do batom para iluminar regiões do rosto.


No momento da aplicação, é importante não deixar o produto concentrado – o que pode gerar até um aspecto artificial. Para que isso não ocorra, o maquiador oficial da Netfarma, Victor Augusto Ferreira Rocha recomenda a utilização das famosas Beauty Blender (esponjas) umedecidas, que auxiliam a realizar o Chroming sem deixar aquele excesso de batom pelo rosto. 

Quais cores de batom usar?

Quando criou o Chroming, o maquiador Dominic Shinner usou o batom All I Want, lançado pela MAC em parceria com a cantora Mariah Carey e que traz um brilho discreto. Mas não é só essa cor específica que pode ser usada: “os tons de dourado, nude e perolado são coringas e podem ser utilizados por qualquer tipo de pele”, acredita Thaís. 

O batom precisa ser cremoso e um pouco cintilante para criar o efeito iluminador desejado. E cada cor de batom combina com uma nuance de pele diferente. “Se você tem pele clara, opte por batons de tons rosados ou nudes; se possui pele negra, batons com tonalidades nudes próximo a tonalidade da sua pele ou até mesmo um de cor bronze, mas bem suave”, conta Rocha. 

O maquiador ressalta que esta técnica é bem parecida com o contorno. "A única diferença é que utilizamos o batom no lugar do iluminador, proporcionando um efeito de pele iluminada mais natural e sem dar a impressão de muito brilho igual a alguns iluminadores em pó”, completa o maquiador. 

Copyright foto: Instagram/JojoStudio/Grimekavl

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto