Strobing: truque de maquiagem para iluminar a pele

Jessica Krieger

Esta técnica de iluminação facial deixa o rosto mais jovem e com aspecto hidratado

Gigi Hadid: strobing para iluminar a pele.

 

Durante muito tempo, a maquiagem opaca e sem brilho esteve em alta. Mas, nas últimas temporadas, esta beauté artificial deu espaço a uma pele natural, mais fresh e iluminada. Com esta tendência, apareceram as mais variadas técnicas, como o contorno – tão usado pela socialite Kim Kardashian, sunstripping e chroming

O strobing é um destes truques que conquistou as mulheres por oferecer um aspecto de pele jovem e saudável, que reflete luz por parecer bem hidratada. “O strobing é uma técnica de iluminação facial que consiste em realçar os pontos altos do rosto, evitando a criação de um contorno pesado, pois a iluminação em pontos estratégicos criará sua própria sombra”, explica a expert Renata Almeida, proprietária da escola de maquiagem que leva seu nome. 

 

Strobing x contorno

Embora pareçam semelhantes, as duas técnicas são distintas e muitas vezes até se completam.  Os dois podem surgir juntos em uma maquiagem, já que estamos falando de um jogo de luz e sombra. Na prática, o strobing ilumina o rosto enquanto o contorno, escurece.  “Na maquiagem, o que é iluminado é realçado e torna a região mais expansiva, já o que é escurecido retrai, disfarça, cria saliências”, analisa Renata. 

O beauty artist Edu Hyde completa que no contorno, usa-se o escuro para criar profundidade e o claro, para dar projeção e volume. “O strobing parte do princípio que se você iluminar e dar projeção aquela área, automaticamente a outra região já vai ficar mais escura”, complementa.

O profissional conta, ainda, que não há regras para usar esta técnica de maquiagem, que preza acima de tudo pela naturalidade. O único inconveniente é exagerar na quantidade do produto. “O ideal é sempre se maquiar em uma luz frontal para que se tenha noção da reflexão do produto na sua pele. E claro, fazer um selfie para ver como ficou o glow na foto”, recomenda. 

 

Truques de expert 

Uma pele iluminada não significa oleosa: para mulheres com esta textura de cútis, é essencial não investir em produtos muito cremosos. As morenas e negras devem apostar num iluminador com a tonalidade mais dourada e evitar aqueles com fundo prateado. 

À noite, usar iluminadores mais refletivos e, durante o dia, mais suave. Para um aspecto iluminado e um rosto natural, Edu Hyde recomenda destacar os seguintes pontos:

  • Centro da testa - para simular um efeito radiante;
  • Sobrancelhas - para que os olhos pareçam mais abertos e levantados;
  • Têmporas - para acentuar a maçã do rosto e tirar o foco das olheiras.;
  • Nariz - para criar a impressão de um nariz mais fino e um foco no centro do rosto.
  • Arco do cupido - para dar aquele efeito de boca volumosa.

 

Passo a passo

A maquiadora Anadja Krisley do salão Espaço Perfil afirma que para fazer o strobing em casa é preciso ter às mãos corretivo, base e iluminador. Veja as dicas que ela passou às leitoras d'A Revista da Mulher

Passo 1: Hidratação
Aplique um hidratante no rosto inteiro.

Passo 2: Base
Aplique uma generosa camada de base de efeito luminoso na sua pele com a ajuda de um pincel. É preciso uniformizar a pele antes de aplicar os outros produtos.

 

É possível fazer o strobing em casa, iluminando pontos estratégicos do rosto.

 

Passo 3: Escolha do corevito
Escolha uma corretivo que seja de um tom mais claro que sua pele para iluminar as áreas específicas - abaixo dos olhos, queixo, testa e nariz.

Passo 4: Aplicação do corretivo
Em seguida, com um pincel termine de aplicar o corretivo, fazendo com que ele se junte à base, e não fique nenhuma demarcação na pele. 

Passo 5: Pó
Aplique uma fina camada de pó translúcido para fixar a maquiagem, nas áreas em que o corretivo tende a sair mais fácil como na área das olheiras. 

Passo 6: Bronzer
Com um pincel macio, aplique um bronzer nos ossos das maçãs do rosto.

Passo 7: Strobing
Com um pincel aplique o iluminador nas áreas proeminentes como nas maçãs do rosto, têmporas e no osso da sobrancelha. Para encontrar essas áreas, olhe para a luz e veja onde ela bate em seu rosto. 

Passo 8: Sombra
Aplique uma sombra cremosa bronze na pálpebra e espalhe-a com a ajuda de um pincel. 

Passo 9: Máscara para cílios
Aplique uma máscara para cílios o mais próximo da raiz possível. Para não borrar a sombra cremosa, apoie um cartão entre sua pálpebra e o cílio para evitar qualquer borrão. 

Passo 10: Batom
Com a ajuda de um pincel, aplique um batom nude para dar uma cor natural aos lábios e pronto! Sua maquiagem está finalizada.

 

Copyright foto: Reprodução/Instagram e Divulgação/ Anadja Krisley

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto