10 truques de maquiagem para arrasar na produção

Jessica Krieger

Experts dão dicas preciosas para amenizar imperfeições, destacar pontos positivos e dar um up no visual usando apenas produtos de maquiagem

Com pequenos truques, a maquiagem pode realçar ou disfarçar o que você tem de melhor.


Uma boa maquiagem é capaz de disfarçar as olheiras de uma noite mal dormida e até mesmo encobrir detalhes no rosto que muitas vezes insistem em incomodar. Mas, para muitas mulheres, essas técnicas ainda são verdadeiros mistérios, ainda mais quando o make é feito em casa. 

“Saber se automaquiar é uma verdadeira arte, mas não é preciso ser profissional para lançar mão de truques que fazem toda a diferença no look”, explica Victor Rocha, maquiador da Netfarma. “Toda mulher pode conhecer alguns recursos que são a salvação em casos de emergência”, completa. 

A Revista da Mulher ensina 10 truques infalíveis para ajudar a fazer uma maquiagem perfeita para o dia a dia. Acompanhe: 


1) Afinar o rosto 

A maquiadora Tatiana Pinon disse que é possível afinar o rosto usando técnicas como o Contorno, com produtos à base de pó ou creme, com efeito de iluminação e sombra. E para fazer é bem simples: basta usar um iluminador ou produto em tom mais claro que a pele e iluminar os locais da face que chamam mais a atenção - ao redor/lateral dos olhos, maçãs do rosto e topo do nariz.

“Já sombreando,  você pode diminuir ou acentuar o efeito da iluminação, em lugares como a ponta do queixo, lateral do nariz, da face e topo da testa”, descreve. 


2) Disfarçar olheiras

Para disfarçar manchas e olheiras, é preciso usar corretivos após a base. Com um pincel de corretivo pequeno ou médio (de acordo com a área que será disfarçada) deposite o produto com batidinhas. No caso das olheiras, faça um triângulo invertido abaixo dos olhos e esfume o produto. “Você pode tirar o excesso e dar acabamento com esponja 'queijinho' dando batidinhas - também já serve para iluminar o centro do rosto”, explica a maquiadora Gisele Santos.

 
3) Blush natural

Para aplicar bem o blush, sem parecer ter levado uma “chinelada na cara”, a dica a maquiadora Mariana Venâncio é escolher a cor adequada para cada tonalidade de pele. “Evite os muito rosados, aposte nas cores queimadas como terra cota e os alaranjados”, diz. 

O blush deve ser aplicado com pincel, e para isso, escolha o maior e mais fofinho. Pegue pouco produto e tire o excesso do pincel antes de encostar no rosto.  Em seguida, aplique esfumando bem o blush, sempre em direção às têmporas.  


4) Falhas nas sobrancelhas

Quem tem falhas nas sobrancelhas deve respeitar o desenho natural e, para corrigir, é preciso passar uma sombra ou lápis em tom um pouco mais claro que os pelos. “Os lápis para sobrancelhas, em geral, dão um aspecto natural e bonito se forem usados com leveza e no tom certo. Evite carregar na aplicação e lembre-se de que nem todo mundo fica mais bonita com sobrancelhas grossas”, acredita Victor Rocha. 


5) Aumentar ou diminuir o tamanho dos olhos

Para diminuir visualmente o tamanho dos olhos, sempre pintar a linha d’água inferior dos olhos com um lápis escuro. Para dar a impressão de aumento, destacar a mesma região com cores claras, como lápis bege, branco, dourado.  

 

6) Nariz empinado

Existem sim truques de maquiagem para afinar o nariz e deixá-lo mais delicado. Mas é preciso ser muito sutil para a região não ficar marcada e com aspecto artificial. “Aplique nas laterais do nariz um pó mais escuro que o seu tom de pele, esfumando para baixo para tirar o excesso. Após fazer isso dos dois lados, aplique um iluminador na parte de cima até a pontinha do nariz”, explica Mariana. 


7) Para o batom durar mais

A maquiadora Gisele Santos explica que nessa hora é importante fazer do lápis o seu aliado: “É ótimo para definir os traços, redesenhar diferenças, preencher imperfeições - além de segurar o batom por mais tempo (já que possui ceras resistentes) e não deixa nada sair do lugar ou borrar.” O ideal é fazer o contorno e preencher os lábios completamente com o lápis e, só depois, passar o batom. 


8) Não borrar o delineador

Existem vários tipos de delineadores: em gel, líquidos, cremosos. “O ideal é ver o tipo de produto e o pincel que melhor se adapta a você, para a aplicação ficar mais segura e confortável”, acredita Tatiana. Mas o primordial de tudo é treino. Delineador perfeito sem borrar só se consegue com muito treino.

 

9) O segredo da sombra 

De acordo com o consultor da Netfarma, a dica para fazer com que a sombra dure mais é passar primeiro uma camada de sombra cremosa e em seguida aplicar a compacta em pó. “Outro truque para fazer a sombra se fixar melhor é aplicar corretivo ou fixador de sombras em toda pálpebra”, explica Rocha.


10) Diminuir as bochechas

Para um efeito de rosto mais fino, basta passar um blush mais escuro do que o tom da pele embaixo das maças do rosto, bem no meio da bochecha. Outro truque é destacar outras partes do rosto como a boca e os olhos. 


Copyright foto: iStock
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto