Maquiagem para o dia: dicas e passo a passo

Cibele Maciet

A maquiagem do dia a dia pede leveza e simplicidade. Confira algumas dicas e passo a passo para fazer uma make básica e ainda assim, elegante

A make para o dia deve ser simples e em tons neutros.


Se maquiar sozinha pode parecer muito difícil diante de tantas técnicas e diferentes produtos de maquiagem no mercado. Fazer os olhos, a pele e a boca são os essenciais para garantir uma boa maquiagem, mas é importante não exagerar nas cores e fazer algo mais natural.

A consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Milena Oliveira, dá cinco dicas de como deixar a maquiagem quotidiana perfeita, sem aspecto artificial. Em seguida, para o passo a passo, a make up expert Alice Salazar explica direitinho como fazer.

5 dicas para acertar na maquiagem do dia a dia

Use os pincéis ideais

Utilizar os pincéis errados ou mesmo a ponta dos dedos pode levar ao desgaste do produto e uma aplicação exagerada em determinada área do rosto. “Um dos erros mais comuns é utilizar o pincel de pó para blush. O pincel para o pó é bem maior, já que sua função é espalhar o produto pelo rosto de forma uniforme. Ao ser utilizado para o blush, a chance de perder a mão na dosagem é maior, causando um efeito contrário ao natural” explica Milena.

Para a profissional, um kit de pincéis é um investimento que vale a pena, pois cada modelo foi desenvolvido com a anatomia correta para cada textura de produto.
 

LEIA TAMBÉM

Guia prático: os seis pincéis de maquiagem que você precisa ter e como usá-los

7 bases nacionais para você comprar já
 

Tome cuidado com as cores

Escolher a base que acompanha o tom natural da pele lidera o topo da lista de cuidados. “Não adianta desejar um efeito natural, se a base ou o pó escolhidos estão um tom acima ou abaixo da pele”, diz ela. Para escolher o tom ideal, a dica é aplicar o produto próximo ao maxilar e na lateral do rosto. Se não diferir da cor do pescoço, então a cor está certa.  

A palavra "natural" já fala por si só, então é preciso evitar cores fortes. “Se quiser realçar o olhar, use um delineador marrom bem leve. Na boca, aplique o batom nude e nas bochechas, um blush que passe despercebido,” explica a profissional. Para o blush, a especialista ainda aconselha: “os tons rosados costumam compor peles mais morenas, já os alaranjados e terrosos ficam bem em peles mais claras.”

Aplique a maquiagem com a mão leve

Quanto mais suave for o manuseio dos pincéis na pele, mais natural será a maquiagem. Não pesar na aplicação evita que o produto marque muito, sendo que a atenção deve ser redobrada nas pálpebras. “Um truque básico é segurar os pincéis do meio para o final do cabo. Isso garantirá leveza na aplicação e ajudará a evitar que o produto fique muito marcado, principalmente a base e a sombra,” diz Milena.

O poder das sobrancelhas

As sobrancelhas precisam ornar com a maquiagem, ou seja, não adianta a make ser discreta e as sobrancelhas aparentarem pesadas. “Elas desempenham um papel fundamental no efeito final da maquiagem. Se a intenção é ficar natural, então use o lápis universal para sobrancelhas, porém com muita delicadeza,” esclarece Milena.

O iluminador

Os iluminadores destacam os pontos fortes do rosto que merecem ser valorizados. Eles também minimizam as imperfeições e deixam a maquiagem com um frescor natural. A dica da expert é “neste caso, o menos é mais. Se exagerar no iluminador, ele evidenciará pontos do rosto de forma negativa, principalmente em fotos com flashes. Lembre-se que todas as áreas tocadas pelo iluminador serão projetadas para frente, portando, é preciso saber usar este efeito a favor da mulher". 

Maquiagem para o dia: passo a passo

1. Pele

Para a make propriamente dita, é primordial começá-la com a pele limpa. Em seguida, passe um tônico, que fecha os poros e uniformiza a pele, e logo após, o hidratante habitual. "Em seguida, aplique um primer em todo o rosto e um creme para área de olhos, de forma que as linhas de expressão fiquem menos aparentes. Vale lembrar que toda essa preparação resultará em uma pele mais iluminada, menos matificada.", conta Alice.

Após a aplicação desses produtos, entre com a base em todo o rosto e corretivo nas regiões com manchinhas e olheiras. "A base deve ser espalhada da forma que você achar mais fácil: com pincel, esponjinha ou com os dedos limpos mesmo. O corretivo deve ser aplicado em batidinhas, até a cor indesejada que está por baixo sumir", detalha Alice.

"Sobre as maçãs do rosto, aplique iluminador em bastão. Depois que a base e o corretivo secarem, aplique o pó compacto para selar a maquiagem e para que ela dure mais", explica. Logo abaixo das maçãs do rosto, aplique o blush e finalize toda a pele com um pó translúcido iluminador.

2. Olhos

Nos olhos, aplique um fixador de sombras na pálpebra móvel. Em seguida, para marcar o côncavo, aplique uma sombra cobre. Na pálpebra móvel, uma sombra mais nude: esfume e misture o nude com o dourado", detalha Alice. No cantinho externo da pálpebra superior, mas apenas para dar um toque, aplique um pouco de sombra marrom.

"Bem rente aos cílios inferiores, aplique um pouco de lápis preto e, em seguida, fixador de sombras. Por cima dele, faça uma tarjinha com a mesma sombra marrom para obter um efeito chique. Após, máscara de cílios para valorizar o olhar", continua a make up stylist.

As sobrancelhas devem ser corridas de forma bem natural. "Use um gel para dar mais cor e volume aos fios e complemente com lápis onde há falhas", diz.

3. Boca

Para finalizar a make, aplique um batom nude nos lábios - para não brigar com o rímel e sombra dos olhos.

Copyright fotos: Imaxtree e AdMedia/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto