Ombré lips: descubra os segredos deste efeito nos lábios

Jessica Krieger

Essa técnica de maquiagem, que apresenta batom em degradé, é usada para deixar a boca com aspecto moderno e, é claro, com mais volume

A atriz Emily Blunt aderiu ao ombré lips. © Evan Agostini/AP/SIPA


Não é novidade que o ombré é uma técnica utilizada por cabeleireiros que confere textura aos fios em tom sobre tom. Dos cabelos para a boca, este efeito conquistou os maquiadores que adaptaram o uso para dar volume e aquela sensação de lábios mais carnudos

É por isso que o ombré lips virou febre nos tutoriais de maquiagem que ensinam a mesclar cores de batom para criar um degradé moderno e criativo. “Normalmente essa técnica é usada para dar a impressão de lábios maiores. Para que o resultado fique satisfatório é preciso hidratar os lábios antes de iniciar a maquiagem”, explica Daniela Cristina Marchetto Tavares, maquiadora do Instituto Embelleze. 

Escolhendo os tons

A make-up artist Fernanda Vitorino, do aplicativo Singu, conta que para fazer o ombré lips é necessário escolher uma cor mais forte como contorno e outra mais clara para o preenchimento dos lábios. Basta usar a criatividade para definir os tons. Alguns maquiadores costumam usar batom na cor branca para criar o efeito degradê; outros preferem matizes contrastantes ou ainda cores brilhantes dentro da mesma cartela. 

Por isso, esta técnica de maquiagem nos lábios pode ser feita com tons de marrom e nude, além de roxos, vermelhos e rosáceos. “É possível usar a cor que você goste desde que seja tom sobre tom, criando um degradê com uma cor mais escura e outra mais clara”, recomenda Fernanda.
 

Tom sobre tom é o segredo do ombré lips. © Reprodução/Pinterest


Antes de eleger cada tonalidade, os maquiadores levam em consideração a cor do batom que se destaca na pele. O vermelho é coringa e harmoniza com os mais diversos tons de pele. Mulheres morenas e negras podem apostar no vinho, marrom e chocolate. Já aquelas com pele clara devem optar por cores mais suaves, como rosa e lilás. Mas nada impede de arriscar nas cores mais fortes e até inusitadas para ousar no visual. 

Como fazer o ombré lips

Para um ombré mais simples, que começa a partir do contorno dos lábios, a dica é iniciar a maquiagem com um lápis de contorno e, só depois, passar o batom - começando pelo tom mais escuro.

A maquiadora Daniela Monteiro Nunes, da Escovaria Paschoal, recomenda esfumar o lápis no sentido do centro da boca e, por fim, aplicar um batom na tonalidade mais clara na parte de dentro.  “O toque final é dado pelo simples ato de pressionar os lábios para mesclar naturalmente as cores”, descreve.

Quem deseja testar o ombré lips em casa precisa investir em um bom lápis de contorno. Um pincel arredondado pequeno e fofo ajuda a esfumar as cores e manter os mesmos tons, deixando aquela sensação sutil de aumento dos lábios. Para o efeito 3D ficar melhor, basta finalizar com um gloss incolor.

“Não é preciso muita estrutura para fazer em casa. Uma dica importante é usar iluminador em volta do contorno do lábio para acentuar o traço marcado pelo lápis para contorno e a cor em si”, completa Daniela.  
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto