Esponjas de maquiagem: o guia prático

Para que servem e como usá-las? Qual o formato para qual utilização? As respostas aqui

Guia prático das esponjas de maquiagem. © iStockphoto.com


Você pode escolher a base perfeita para a sua pele, mas sem as ferramentas necessárias, ela provavelmente não terá o melhor desempenho e o resultado será decepcionante: cobertura de menos ou demais, efeito craquelado ou acúmulo de produto em uma só região.

Daí a necessidade dos pincéis ou então esponjas de maquiagem, que vêm ganhando cada vez mais adeptas. Se antes elas tinham uma forma única (redondas e achatadas) e vinham como acompanhamento na embalagem de um produto, agora as esponjas ganharam mil formatos, um corner só dedicado a elas nas lojas especializadas e até versões futuristas, como a Sillisponge da Molly Cosmetics, feita de silicone transparente que evita o acúmulo de produto na sua superfície e que promete deslizar na pele com facilidade. 

Foi graças à Beauty Blender, esponja pink em forma de gota que as beauty-maníacas começaram a prestar mais atenção à ferramenta. Com seu shape e cor fun, a esponja garantia um toque lúdico ao ato de maquiar, sem contar a eficácia e a manipulação simples - mais fácil que manusear um pincel. Hoje em dia, o arsenal de esponjinhas é enorme e cada formato é ideal para um objetivo. Abaixo, conheça as principais e a função de cada uma delas e lembre-se: elas devem ser limpas regularmente para evitar o acúmulo de bactérias e, mais baratas que os pincéis, substituídas com maior frequência. 
 

1. Triangular

Presente no mercado bem antes do hype das esponjas de maquiagem, o acessório em formato triangular funciona mais ou menos como as esponjas redondas, ou seja, servem para aplicar corretivo e base no rosto todo, mas podem ser menos eficazes em alguns pontos mais rígidos (como cantinhos, por exemplo). Para contornar essa falha, é possível molhar um pouquinho a esponja, o que ajuda justamente no controle da aplicação. Vantagem: fáceis de encontrar e de preço acessível, podem ser substituídas com regularidade, condição imprescindível para o bom desempenho da esponja. 

2. Gota

Não é a toa que a BeautyBlender se tornou a queridinha das esponjas. Além do seu formato e cores fofos, o shape de gota é ideal: a base larga arredondada serve para aplicar a base em todo o rosto, enquanto a pontinha é perfeita para o corretivo em áreas específicas, permitindo maior controle e cobertura natural

3. 306°

Seu formato curvilíneo permite um controle maior de cobertura de cada área específica do rosto. Por exemplo: aplique o produto exatamente na cavidade formada pela curva para um acabamento mais mate (resultado de um acúmulo maior de produto naquela área) e utilize a base da esponja para uma finalização mais natural. Já o cume pontudo serve para atingir as áreas do rosto que as outras partes podem ter perdido, como o contorno dos olhos e cantos do nariz. 

4. Gota cortada

Se você é do tipo que se preocupa em fazer uma pele perfeita, essa é a esponja multifunção é ideal para você. A face arredondada serve para aplicar o produto pelo rosto todo, enquanto a ponta vai ajudar a atingir os cantinhos específicos (olhos, nariz). Já a parte achatada é ideal para aplicar iluminador diretamente nas têmporas, ou então uma base mais escura para definir os contornos

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto