Usar maquiagem vencida pode ser prejudicial à pele

Priscila Pegatin

Não respeitar o prazo de validade dos produtos pode aumentar o risco de desenvolver reações alérgicas e dermatite irritativa

Consistência e cheiro dos produtos podem mudar com o vencimento. ©iStockphoto.com/IngaIvanova

 

Você costuma usar aquele pó ou blush que estão há um tempão no nécessaire de maquiagem? Pois saiba que esses produtos têm um prazo de validade. Alguns deles, inclusive, vencem bastante rápido e devem ser descartados muitas vezes antes mesmo de terminarem.

Usar itens de maquiagem vencidos, além de  prejudicar o resultado final do make, pode colocar a sua pele em risco. Segundo o dermatologista Felipe Codarin, produtos vencidos perdem a eficácia cosmética e aumentam as chances de alergias e dermatite.

Os riscos de uma make vencida

Quem é apegada ao make e não gosta de jogar nada fora, deve pensar bem ao usar aquela máscara que está há um ano na gaveta. A probabilidade de ter reações alérgicas e dermatite irritativa aumenta com as maquiagens vencidas. “Elas podem causar vermelhidão, descamação, coceira e ardência na face”, alerta Codarin.

Em situações alérgicas o dermatologista orienta: “higienize imediatamente o rosto com água e um sabonete líquido suave e procure um dermatologista ou alergista”.

Já nos olhos as consequências são ainda mais graves levando a processos inflamatórios para os quais somente um oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento.

Fique atenta aos prazos

Para evitar qualquer tipo de reação alérgica a dica é abrir o nécessaire e passar um pente fino nas validades dos cosméticos. Porém, nem todos os produtos terão o prazo à vista, pois muitas vezes a informação fica na caixinha, que provavelmente você já deve ter jogado no lixo há tempos. 

Neste caso, avalie as características do make, confira a viscosidade, cor, cheiro e fixação. Se algo estiver diferente, não pense duas vezes, é melhor investir em um produto novo

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que o prazo de validade das maquiagens é determinado pelo fabricante que considera: estabilidade, cosmética, fixação, cor, odor e todas as demais características do produto. 

Mas, para te ajudar a fazer a faxina na nécessaire existe uma média divulgada pela SBD de validade de alguns itens. Confira:

  • Bases e corretivos. Duram em média de 12 a 18 meses, respectivamente. Vencidos, muitos desses produtos ficam escuros, começam a empelotar ou separar os ingredientes.
  • Gloss e batom. Duram no máximo de 6 a 12 meses ou 48 meses, respectivamente. Vencidos eles têm um cheiro ruim ou ficam com a textura seca.  
  • Sombras compactas. Têm uma validade um pouco maior, chegando a 36 meses. Quando elas começam a ficar duras, difíceis de aplicar e pouco pigmentadas significa que é hora de jogar fora.
  • Máscara para cílios. É o item com menor prazo de validade de todos. Após aberta ela deve ser usada em 6 meses. Depois disso a consistência seca e o produto é difícil de aplicar, além de o ambiente ficar propício para a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto