Removedores de Maquiagem: os melhores produtos para retirar o make-up

Ana Paula Cardoso

Dermatologistas falam da importância de dormir sem maquiagem e recomendam os demaquilantes mais indicados 

Removedor de maquiagem ajuda a manter a pele saudável. © iStockphoto.com/robertprzybysz


Para a mulher que não abre mão de maquiagem no dia a dia para realçar a beleza ou para aquela produção da noite, é bom estar por dentro: em se tratando de make-up, batom, rímel, sombra ou corretivo, que vão para o rosto, devem ser retirados no final do dia. E para ajudar nesse processo, existem os removedores de maquiagem.

"É muito importante retirar a maquiagem antes de dormir, mesmo se aquela preguiça bater. Isso porque ela pode obstruir os poros, prejudicando a saúde da pele e facilitando o aparecimento de manchas e espinhas", explica a Dra. Denise Chambarelli, médica dermatologista e diretora-proprietária da Clinica Dra Denise Chambarelli, no Rio de Janeiro.

Remova maquiagem: a pele agradece

Não retirar a maquiagem pode ter consequências nocivas para a pele. Com o tempo, o mau hábito pode acelerar o envelhecimento, fazendo com que as temidas ruguinhas apareçam antes da hora. 

De acordo com a Dra. Denise, outro ponto que vale destacar é que durante a noite o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes. Então, é super importante estar com a pele sempre limpa (e hidratada) ao ir para a cama. 

Óleo natural como removedor de maquiagem

O óleo de amêndoas é um exemplo de produto natural que pode ser usado como um removedor de maquiagem, pois não causa danos na pele. É rico em vitamina E e ácidos graxos, que é ideal para hidratar. Ele também ajuda a regenerar a pele, desobstruir os poros e prevenir a formação de impurezas.

"Pode-se aplicar o óleo em um algodão e limpar bem a região. Quando estiver completamente limpo, pode-se finalizar usando um sabonete líquido. Isso evitará que a pele fique oleosa. Está em alta também o óleo de coco como removedor natural", conta a proprietária da Clinica Dra Denise Chambarelli.  

Retirar a maquiagem dos olhos 

Muita gente considera a região dos olhos, a parte mais difícil de retirar a maquiagem. Mas segundo a especialista, a tarefa se torna fácil quando se tem o removedor de maquiagem adequado. 

"Tentar tirar a maquiagem com água e sabonete não é a melhor opção. Isso porque, muitas vezes, essa tentativa pode falhar e agredir a pele do rosto, correndo o risco de levar a maquiagem para dentro dos olhos.", esclarece a dermatologista.

Os removedores de maquiagem mais indicados

Segundo a Dra Betina Stefanello, dermatologista da clínica Les Peaux (Gávea – RJ) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns cuidados são extremamente importantes na hora de escolher o demaquilante:

• O demaquilante deve ser adequado para o seu tipo de pele. "Então, é importante antes de qualquer coisa saber qual o seu tipo de pele", explica a médica;

• Procurar por produtos hipoalergênicos, dermatologicamente e oftalmologicamente testados e aprovados;

•  Procurar por produtos que não contenham parabenos e outros antígenos que possam ser responsáveis por dermatite de contato.

Para o rosto como um todo, as mulheres de pele sensível devem optar por produtos hipoalergênicos ou neutros. Agora, se a pele é mista, a água micelar leva vantagem por conta de sua ação calmante e reguladora das glândulas sebáceas. 

O leite de limpeza é o mais recomendado para as peles secas, porque também hidrata. Por fim, quem tem pele oleosa deve priorizar os removedores em gel. A Dra. Denise também reforça a importância de se fazer uma consulta individual ao dermatologista para saber o produto ideal a cada tipo de pele. 

Veja a seguir os removedores de maquiagem indicados pelas especialistas:
 

Pele Seca: 

1. Demaquilante em creme Toleriane da La Roche Posay;

2. Cleansing Oil  da Clinique;

3. Leite de Limpeza Facial Gradual Complex da Adcos.

Pele oleosa:

4. Sebium H2O da Bioderma;

5. Effaclar solução Micelar ultra da La Roche Posay;

6. Normaderm Solução Micelar da Vichy.

Pele Sensível: 

7. Loção Micelar Sensibio da Bioderma;

8. Loção de Limpeza Cetaphil da Galderma.

Pele Mista:

9. Lenço demaquilante da Nivea;

10. Deep Clean da Neutrogena;

11. BiFacil da Lancôme.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto