IBGE divulga link para consulta dos nomes mais comuns do Brasil

Ana Paula Cardoso
Projeto Nomes do Brasil, divulgado pelo IBGE na última quarta-feira (27/04) foi um dos assuntos mais badalados das redes sociais

Os nomes mais comuns no Brasil são Maria e Ana e José e João, divulgou o IBGE.


Maria e Ana para as mulheres, José e João para os homens. Esses são os nomes mais comuns no Brasil. Foi o que divulgou o Projeto Nomes do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (27/04). O resultado foi levantado em 2010, através do último Censo demográfico do país.

O divulgação pelo IBGE virou um dos assuntos mais populares das redes sociais, provando a grande curiosidade que a escolha de nomes de bebês desperta nas pessoas. A pesquisa mostrou que existem 130.348 nomes diferentes na população brasileira, sendo 63.456 nomes masculinos e 72.814 nomes femininos, incluindo os nomes comuns aos dois sexos.

Nomes da moda

Nomes compostos não contaram como um único nome, valendo somente o primeiro para a contagem. O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930, possibilitando identificar nomes que entraram e saíram de moda e aqueles que aparecem de maneira mais constante.

Os dados reforçam como a escolha dos nomes de bebês segue tendência, assim como a moda. Nomes que se tornaram antigos em função do desuso, geralmente surgiram por conta de algum evento ou personagem da época. Caso do nome Luciana, concentrado no início dos anos 1970, provavelmente em função de uma música muito popular na ocasião. 

Do lado dos nomes masculinos, Romário é um exemplo de nome da moda. O ex-jogador de futebol, hoje Senador, inspirou várias famílias a registrarem suas crianças com o seu nome no fim dos anos 1980. 

Na lista só aparecem os nomes cuja a frequência nos registros é maior ou igual a 20. Portanto, quem não encontrou nenhum homônimo pode ter certeza que trata-se de um nome quase único. 

Para saber o ranking de popularidade de qualquer nome, basta clicar no link do IBGE e se divertir.

Copyright foto: Rutger Hendriks/Creative Commons Flickr

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto