Teste mostra que rótulos de água de coco em caixinha não são confiáveis

Jessica Krieger

A Proteste analisou seis marcas e constatou: elas não são 100% naturais como dizem e contém mais sódio do que anunciam nos rótulos

Água de coco traz benefícios para a saúde, mas é preciso ficar atento aos rótulos das versões em caixinha. © iStockphoto.com/DariaZu


A água de coco oferece inúmeros benefícios para a saúde: além do sabor irresistível, a bebida hidrata com poucas calorias, é rica em potássio e tem baixo teor de sódio. Isso quando a água é tomada diretamente no coco fresco. Mas, como nem sempre é possível degustar dessa forma, existe a opção de tomar água de coco em caixinha.

Mas é preciso ficar atento: nem sempre as informações nutricionais presentes nos rótulos destes produtos são corretas. Foi essa conclusão de um teste feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que analisou seis marcas de água de coco, em embalagens de um litro. 

As marcas testadas foram: Do Bem, Kero Coco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco. Muitas delas não passaram na proposta de ser elaborada sem adição de açúcares e conservantes e ainda pecaram no excesso de sódio. Ou seja, elas não são tão naturais assim.

A Coco do Vale, por exemplo, apresentou 60% a mais de sódio e 31% de potássio do que o informado no rótulo. Já a Sococo contém a maior variação de sódio entre as marcas testadas, 64% acima do valor indicado na caixinha. 

A Proteste constatou, também, que há informações ausentes em algumas embalagens do produto. Dos seis testados, quatro (Coco do Vale, DuCoco, KeroCoco e Obrigada) não trazem a data de fabricação. A boa notícia é que todas as marcas atenderam aos padrões de higiene e pH previstos na legislação, além de apresentarem baixos teores de açúcar.

A associação destacou que os consumidores precisam testar atentos aos rótulos que geram interpretações erradas, como alegações de "100% coco praiano", "Sem conservadores" e "Sem adição de açúcar", já que substâncias como sacarose e metabissufito de sódio estão presentes na lista de ingredientes da água de coco em caixinha. Abaixo, confira a avaliação completa do teste: 

Lista das marcas e as avaliações da Proteste. © Reprodução/Proteste

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto