Pedido de casamento feito pela mulher é cada vez mais comum

Ana Paula Cardoso

Quebrando tabus, mulheres vêm tomando a iniciativa de perguntar aos seus companheiros  "quer casar comigo?" 

Pedidos de casamento feitos por mulheres já são uma iniciativa comum. © iStockphoto.com


Diferente dos tempos remotos, as relações amorosas da atualidade baseiam-se, na maior parte das vezes, puramente no sentimento. Os casamentos celebrados com poesia, por filósofos e até por amigos do casal já são tendência. E se celebrações fora dos padrões são comuns, o pedido de casamento também ganhou uma aura de modernidade.

Para a jornalista e escritora Chris Fuscaldo, biógrafa de noivos e celebrante de casamentos através do Vosdeclaro, hoje ninguém mais troca alianças se não for por amor.

Seguindo a escritora, esse fluxo de sentimento, homens e mulheres passaram a exercer os mesmos papéis. Os homens se envolvem mais nos preparativos e as mulheres já fazem pedido de casamento, mais naturalmente.

"Tenho acompanhado muitos casais e sentindo a diferença. E essa troca de papéis (ou podemos chamar de igualdade de direitos e deveres) começa já no namoro. Com isso, muitas garotas estão pedindo seus namorados em casamento, sem pudor ou preconceito", conta Chris.

Pedido de casamento: uma atitude simples

Chris Fuscaldo reforça que muitas meninas deixaram de ficar  esperando pelo pedido de casamento que, na verdade, não vinha não por falta de amor, mas por pura falta de conhecimento - e insegurança do rapaz sobre se o pedido de casamento receberia um sim.

"Em tempos de 'empoderamento' feminino, é lindo uma história ter continuidade a partir de uma atitude tão simples e cheia de boas intenções", reforça a biógrafa do Vosdeclaro.

Esse espécie de "autorização" em relação a um pedido de casamento vindo da parte feminina do casal foi vivenciado pela web-designer Mariana Bechepeche Gameiro. Vivendo já sob o mesmo teto com seu companheiro de vida e amor, Charles, os dois fizeram uma volta ao mundo em 2016. Ocasião na qual, como conta Mariana, selaram a certeza de querer seguir a vida juntos.

Entre amigos, incentivo para o pedido de casamento

Os dois já são casados no papel, mas como a união civil foi mais para facilitar a vida do casal, que tem nacionalidades diferentes, não houve festa ou qualquer celebração. Depois da viagem, parecia que um esperava pelo outro.

Numa festa na casa de amigos, um pouco antes do Natal, ela tomou a iniciativa. Em uma conversa com uma amiga na cozinha disse que  estava decidida a pedir o companheiro em casamento, apenas esperava a melhor ocasião. E tão logo falou a frase, resolveu aproveitar a festa entre amigos e fazer o pedido logo.

"Fui por impulso. Ajoelhei-me aos pés dele e perguntei se ele queria casar comigo. Ele parecia não entender nada, mas sorriu e disse sim. Agora estamos planejando quando, onde e como será a festa de casamento que não tivemos antes. O bacana foi que os amigos filmaram e tenho registrado meu pedido de casamento", conta Mariana.
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto