Conheça 10 livros sobre relacionamento que valem a pena ser lidos

Ana Paula Cardoso

Para o casal ler unido e permanecer unido. Ou quem busca o amor, encontrar

Livros de relacionamento ajudam a melhorar a relação a dois e até o autoconhecimento. © iStockphoto.com/Rohappy


Está solteiro e quer encontrar um amor?  Ou está casado e gostaria de manter o estado civil atual? Para não perder o rumo da felicidade no amor,  A Revista da Mulher fez um levantamento de 10 livros sobre relacionamentos que podem ajudar a prolongar o efeito da flecha do cupido.

De textos que abordam as peculiaridades de gêneros e como isso afeta as relações, até questões da importância de um equilíbrio financeiro na relação, os livros de relacionamento podem também servir para o próprio autoconhecimento.

"Claro que existem questões de casal que não serão resolvidas através de uma simples leitura. Mas há livros sobre relacionamento que inclusive auxiliam no trabalho de terapia de casal", estimula a psicóloga e terapeuta de família Helena Monteiro.

10 livros de relacionamento imperdíveis

Para quem está passando por uma fase difícil, quer se aprofundar no tema ou mesmo para aqueles que só querem um pouco de entretenimento de forma leve, recomendamos os seguintes livros sobre relacionamento:

1) 101 Coisas que não me contaram antes do casamento (Editora Best Seller). Este livro de fácil leitura segue a fórmula típica dos clássicos de autoajuda: linguagem simples, divido em tópicos que vão sendo explicados de acordo com estudos e vivências dos autores Linda e Charlie Bloom. O livro toca em pontos como a dificuldade de adaptação nos primeiros meses de convivência do casal ou o relacionamento com familiares e amigos de ambos. 

2) Em busca de nós mesmos (Editora Citadel). O livro do filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, junto com o também professor e psicólogo Pedro Calabrez, propõe uma análise do comportamento nos relacionamentos na chamada pós-modernidade. Como o próprio título sugere, o autoconhecimento e o entendimento do contexto social da atualidade são premissas para relacionar-se bem com o outro.

3) O Livro do Amor - Volumes I e II (Editora Best Seller). Neste verdadeiro tratado sobre a vivência do amor ao longo da história da humanidade, a psicanalista, escritora e especialista em sexualidade Regina Navarro Lins faz um passeio por diferentes eras para tratar de temas como fidelidade, casamento e questão de gêneros. Mostrando que os relacionamento amorosos também sofrem influência dos comportamentos de cada época.

4) Homem Cobra, Mulher Polvo (Editora Intregare). O psiquiatra Içami Tiba ficou conhecido por uma das mais representativas obras de educação infantil, o livro "Quem ama, educa". Neste livro sobre relacionamento, o médico brinca com as diferenças de gêneros que permeiam as relações amorosas. Apesar de estigmatizar um pouco os comportamentos femininos e masculinos, a leitura acaba servindo como entretenimento. Dificilmente um casal não vá se reconhecer em alguns comportamentos típicos de homens e mulheres, retratados com muito bom humor na obra.

5) Casais inteligentes enriquecem juntos (Editora Sextante). O sucesso de vendas do livro do especialista em finanças pessoais Gustavo Cerbasi é a prova de que a história "de um amor e uma cabana" não é mesmo o segredo da felicidade conjugal. O livro ensina a importância de questões como a divisão das contas e o planejamento orçamentário como fonte de felicidade em um relacionamento. 

6) Por que os homens amam as mulheres poderosas? (Editora Best Seller). O livro de relacionamento da escritora americana Sherry Argov pode até não conseguir que uma mulher solteira arrume um namorado, mas ao menos pode servir de estímulo para uma melhora da autoestima feminina. Dedicado especialmente às mulheres, a autora derruba mitos como o da "mulher boazinha" ser a mais bem-sucedida amorosamente. Que nada! Seja você mesma e cultive a sua vida que, segundo o livro, uma fila de homens solteiros e interessantes irão atrás de você.

7) A carícia essencial (Editora Gente). Neste livro do psiquiatra Roberto Shinyashiki, o ponto de partida é relativamente simples: todo mundo gosta de se sentir importante em um relacionamento. O médico dá dicas de como colocar em prática a empatia, virtude que, segundo autor, mais importante para fazer um relacionamento - seja ele amoroso, de amizade ou de trabalho - dar certo.

8) A vida não é justa (Editora Harper Collins Brasil). A juíza Andrea Pachá transformou em contos de ficção a realidade vivenciada em 15 anos à frente de uma Vara de Família. Mas o que história de divórcios, dissolução de acordos conjugais ou disputas entre casais poderia render como uma boa indicação para tornar a obra um livro sobre relacionamento? A resposta é simples: a visão sensível da autora e sua narrativa do caminho inverso - do fim ao começo - para entender em quais circunstâncias a desarmonia se abate. Um aprendizado sobre a dinâmica dos relacionamentos, através da dissecamento dos motivos que levaram ao ponto final de cada um deles.  

9) Relacionamento amoroso: como encontrar sua metade ideal e cuidar dela (Editora Publifolha). O título é convidativo e apela para aquilo que é o desejo de nove em cada 10 pessoas: felicidade amorosa. O autor é o psicólogo Ailton Amélio da Silva, que reuniu sua experiência como terapeuta de casais para desenvolver o tema e dar sustentação a 10 capítulos que dão sugestões desde como se comportar melhor para fazer o relacionamento dar certo, até como também aprender a escolher melhor os parceiros.

10) Como ter um casamento mais divertido (Editora Thomas Nelson Brasil). Amar é a maior diversão. Ou ao menos deveria ser, é o que defende esse livro sobre relacionamentos. A americana Kathi Lipp, autora da obra, defende a necessidade de o casal resgatar o bom humor e o lado lúdico do dia a dia, deixando de lado a severidade que muitas vezes, em excesso, contamina a felicidade a dois.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto