Solteira e feliz: 12 maneiras de aproveitar a vida sozinha

Ana Paula Cardoso

Estar sem namorado também é muito bom, basta estar feliz consigo mesma

Ser ou estar solteira não é motivo para ficar triste, ao contrário. © iStockphoto.com/Rohappy


Nas prateleiras das livrarias, nos programas de TV, no cinema, a busca pela felicidade é sempre apontada como uma das mais importantes metas femininas. Dicas de como encontrar o amor são sempre bem-vindas, porém, estar solteira não deve ser considerado um estado menos feliz. Ao contrário. 

"Há tantas possibilidades de felicidade além de uma parceria amorosa que surpreende ainda insistirmos que a única possibilidade esteja atrelada a um relacionamento. Até porque, pela experiência clínica como terapeuta de casal, associar vida a dois a uma fonte de felicidade pode ser uma grande ilusão", alerta a psicóloga Helena Monteiro. 

Ser solteira ainda tem um peso negativo

A pressão que ainda existe na sociedade é o mais triste desta situação. É comum associar a vida de solteira a um estado provisório antes do encontro com a "real felicidade", aquela que seria proporcionada pelo casamento.

"A verdade é que a maior dificuldade vem de uma ordem que a própria sociedade (mulheres incluídas) estabeleceu: namorar – casar – ter filhos. Se essa ordem não existisse, a questão certamente não seria problema", diz a psicóloga especialista em sexualidade Tatiana Presser.

Mas independente da pressão social (e do estado civil), é preciso antes de tudo saber encontrar a fonte de amor dentro de si mesma. Esse é o melhor caminho para desenvolver a autoestima, apreciar sua própria companhia e encontrar a felicidade.

"Autoconhecimento traz autoconfiança e autoestima boa. É preciso que a mulher tenha muito claro quem ela é para não se preocupar com a opinião dos outros. As pessoas têm o péssimo hábito de julgar tudo e todos. Lidamos melhor com as críticas quando sabemos onde queremos chegar e não ficamos seguindo o que os outros desejam", orienta a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira.

As 12 ideias para aproveitar a vida de solteira

1) Estude fora do país

Tudo fica mais fácil em relação a mudanças quando não se está em uma relação amorosa. Aproveite e vá aprender uma língua, ou fazer uma especialização longe de sua terra natal.

2)Conviva com solteiros

Quando estamos em uma relação, nem sempre é conciliável estar com amigos solteiros com muita frequência. Então, aproveite a liberdade com quem também tem esta possibilidade de fazer escolhas por si mesma.

3) Viva uma aventura sexual

O sexo e o desenvolvimento da sexualidade ganham um potencial imenso a ser vivido. Viver uma fantasia sexual ou ter uma relação sexual com um desconhecido é algo que a vida de solteira pode proporcionar sem culpas.

4) Tenha um romance numa viagem

E se viver a sexualidade com mais liberdade combina com a  vida de solteira, o amor também. Abra-se para  viver um amor com "prazo de validade" durante uma viagem. O único risco é que isso venha a lhe tirar da vida de solteira depois...

5) Aprenda a tocar um instrumento

A concentração, o tempo de estudo e até os ensaios em casa ficam mais favoráveis quando não há um companheiro para ter que dividir a atenção com as notas musicais. 

6) Aproveite a companhia dos pais

Quem tem pai e mãe vivos pode aproveitar mais da companhia deles quando se está solteira. "Quando terminei um namoro, comecei a ir a uma gafieira com meu pai, que era um excelente dançarino. Isso virou uma rotina em minha vida até ele morrer. Se estivesse namorando ou casada, não teria aproveitado tanto esse tempo", conta a professora carioca Márcia Santos.

7) Faça o caminho de Santiago

Não que isso não possa ser feiro a dois, mas a decisão e o treinamento, sem contar a experiência em si, torna-se algo mais pessoal e intransferível quando se faz sozinha.

8) Pratique um esporte radical

Quando se vive em casal, este tipo de aventura nem sempre agrada a ambos. Então, que tal se matricular em um curso de paraquedismo ou apenas pular de asa-delta? A adrenalina proporcionada por esportes radicais é tão boa quanto de um orgasmo...

9) Faça um ensaio fotográfico sensual

Contrate um fotógrafo, um maquiador, separe roupas sexy e faça poses. Não será para dar de presente a ninguém, mas para registrar a beleza de seu momento de vida e jogar a autoestima para cima. 

10) Dedique domingos a programas culturais

Vale desde a maratona de filmes em casa como ler um romance clássico em uma tacada só. Teatro e exposições também podem ser melhor aproveitados quando se está em sua própria companhia. 

11) Dedicar-se a uma causa

Seja a proteção aos animais como a educação em comunidades carentes, o trabalho voluntário ou ajuda humanitária é a maior prova de que o amor humano não precisa restringir-se à experiência romântica. 

12) Faça mais sexo sozinha

Que tal comprar um vibrador para dar um uma turbinada na masturbação? O sexo consigo mesma ajuda a estimular o autoconhecimento, é prazeroso e ainda permite viajar pelas fantasias sexuais sem nenhuma censura. E quando se está solteira, ainda é bem melhor do que fazer sexo com o cara errado.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto