É namoro ou amizade? Saiba se amizade entre homem e mulher é possível

Ana Paula Cardoso

Homens e mulheres, quando são apenas amigos, ainda causam desconfiança na sociedade

Amizade entre homem e mulher ainda causa estranhamento na sociedade. © iStockphoto.com/opolja


Amor sem sexo é amizade, já diz a canção de Rita Lee. Mas mesmo sendo considerado um dos mais puros sentimentos do planeta, a amizade entre homens e mulheres ainda é posta à prova. Seja por questões arraigadas culturalmente, seja por total falta de reflexão - que leva a especulações sobre a vida alheia.

O certo é que a perguntinha infame "é só amizade mesmo?" costuma ser frequente entre pessoas de sexo oposto unidas pelo sentimento de afetividade, que passa longe de uma aproximação sexual. Mas por que então a amizade entre homem e mulher ainda não é vista com naturalidade?

"Quando avaliamos a neurose como uma dificuldade de adaptação à realidade, podemos dizer que algumas pessoas desenvolvem a neurose de não aceitar comportamentos nos outros que não acreditam serem capazes de desempenhar. Nossa sociedade está cheia de neuroses. Uma delas é o estigma de que não existe amizade entre homem e mulher", desenvolve  a psicóloga Isabela Rosa.

Amizade entre homem e mulher: questionamentos

E a pressão social é tão grande, que mesmo o casal de amigos cedo ou tarde se coloca a questão. "É tanta gente de fora perguntando se aquilo é realmente uma amizade que os próprios protagonistas acabam por duvidar dessa possibilidade", completa a psicóloga.

Foi o que aconteceu com o advogado Flávio Mendes e a fotógrafa Deise Mikayo. Os dois conheceram-se durante o mestrado e ficaram muito unidos. Não se largaram mais. Um tem a chave da casa do outro, eles dormem juntos, viajam juntos, passam Natal juntos. Mas nunca tiveram nenhuma relação sexual e já conversaram muito sobre isso.

"Muita gente pergunta, 'ah, então vocês são como irmãos?'. Não, somos amigos. Sabemos que não somos irmãos, que um dia até podemos ter algo ligado ao sexo, mas até hoje isso não aconteceu. Mas sabemos que é amor, um tipo de amor que une e que deve ser o que chamam de encontro de almas", explica Deise.

Dificuldade em explicar a relação

Um outro problema referente a isso é quando um dos dois está namorando. Sempre ocorre algum problema e o namorado de Deise ou a namorada de Flávio nem sempre entendem. Hoje os dois estão sozinhos, mas já passaram por situações difíceis.

"Acredito realmente que a parte mais difícil de sustentar a amizade entre homem e mulher é quando existe a relação amorosa. O grande erro de quem chega à nossa vida é querer ocupar lugares que não são os seus. Amizade é uma coisa, relacionamento amorosos é outra. Eu não preciso descartar uma para ter a outra. Mas nem sempre as pessoas entendem", conta o advogado.

Segundo a psicóloga, essa dificuldade vem do protagonismo que uma amizade pode ter na vida de alguém. E quando esse alguém ainda por cima é do sexo oposto, o ciúme do amigo acaba sendo inevitável.

"O ideal é que essas pessoas que têm amizade do sexo oposto encontrem parceiros que também tenham amigos. Esta é uma saída para haver harmonia", acredita Isabela.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto