Vontade de comer doce? Invista nas frutas secas!

Fernanda Lima
Nutricionista indica opções saudáveis e com teor bem menor de açúcar do que os tradicionais docinhos 
Saiba como substituir aquele docinho após o almoço! © iStockphoto.com

 

Muitas vezes, a vontade de comer um doce é incontrolável – para algumas pessoas, o desejo vem principalmente após as refeições. Não é proibido comer um ou outro docinho de vez em quando quando, mesmo quando se faz dieta para emagrecer, mas quando a vontade se torna frequente, vale a pena investir nas substituições.
 
As frutas secas são opções saudáveis e com teor bem menor de açúcar do que o famoso brigadeiro, por exemplo. Elas concentram frutose, açúcar natural do alimento, após passar pelo processo de desidratação. Isso confere um sabor mais adocicado, muito semelhante ao de um doce. “Com certeza é mais saudável petiscar uma fruta seca que um doce industrializado”, sugere a nutricionista Gabriela Rebello.
 
As frutas secas também são repletas de benefícios: auxiliam na melhora da constipação, são ricas em ferro e melhoram a disposição, memória e concentração. Conhecidas como alimentos funcionais, elas também são capazes de prevenir e combater doenças
 
Dentre as opções, uma delas é o damasco, que é rico em potássio e fibras. A fruta é indicada para quem tem hipertensão, além de melhorar o trânsito intestinal. Outra fruta que a nutricionista indica é a ameixa. Ela dá a sensação de saciedade e de quebra auxilia no funcionamento intestinal
 
A uva-passa, por sua vez, contém boro, que melhora a saúde óssea, além de fibras e oligossacarídeos de ação probiótica (equilíbrio bacteriano intestinal), o que contribui para a prevenção do câncer de cólon.
 

Motivos para comer frutas secas

Mesmo com tantos benefícios, a nutricionista alerta: as fruta secas não são inofensivas. Elas devem ser consumidas com moderação, não só pelo alto teor calórico como também pela maior concentração de açúcar. Isto porque elas passam pelo processo de desidratação e aumentam a quantidade de  frutose. 
 
Além disso, se a opção for a fruta seca ou a fruta in natura, vale a pena investir na segunda opção. A ameixa seca, por exemplo, tem 233 kcal. Já sua versão in natura tem apenas 55 kcal.
 
Quando à quantidade permitida, a nutricionista explica que depende da fruta escolhida. “A quantidade pode variar bastante, mas em uma média de 30g por dias - ou dois damascos secos por exemplo. Eu costumo fazer um mix em saquinhos que não ocupam espaço e são bem práticos. Ex.: 3 ameixas secas + 2 damascos secos + 3 oleaginosas + 3 uva passas + 5 goji berry”, sugere.
 

Sugestões de consumo

Confira abaixo algumas formas de consumir as frutas secas, segundo a nutricionista Gabriela Rebello:
  • as frutas secas podem ser misturadas ao iogurte ou ao cereal matinal, sendo uma boa opção para começar o dia com nutrientes logo no café da manhã;
  • para dar mais energia para o dia, a ameixa seca é uma ótima opção;
  • antes do treino, misture uvas passas com banana;
  • para o lanche da tarde, as frutas secas caem muito bem, pois aumentam a sensação de saciedade. A dica  é preparar um variado mix de frutas secas com amêndoas
 
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