Fiz sexo sem camisinha fora do meu período fértil. Posso engravidar?

Há riscos de engravidar mesmo quando a relação dura pouco e o homem não ejacula? Veja a resposta

 

Dúvida da leitora: Tive relação sem camisinha fora do meu período fértil com meu namorado. A relação durou apenas dois minutos e ele não ejaculou. Bem, minha menstruação está marcada pra vir cinco dias depois desta relação. Queria saber se há possibilidade de gravidez, já que fizemos sexo sem camisinha, porém ele não gozou e a duração foi curta (ele acabou broxando). Mas mesmo assim estou bem preocupada.
 
A chance de engravidar existe em qualquer relação na qual não se utilize método contraceptivo. Porém, no caso relatado pela leitora, é muito pequena. Mesmo em uma relação sexual que dure pouco tempo, tendo penetração, existe uma  possibilidade de fecundação. Porque, mesmo sem ejaculação, há a lubrificação do pênis masculino causada pela excitação - semelhante à lubrificação da vagina feminina. 
 
Acontece que este líquido pré-ejaculação no homem vem pela uretra, o mesmo caminho do sêmen e, portanto, pode trazer algum resquício de espermatozoides capazes de fecundar a mulher. Esta secreção no homem tem a  função de reduzir a acidez da uretra, causada pela urina, e fazer o esperma não ser atingido por essa acidez e, assim, não afetar a quantidade dos espermatozoides e ajudar na mobilidade deles. 
 
Então, nesta secreção podem existir alguns espermatozoides. Por isso não se deve fazer sexo sem camisinha. E neste caso, não importa o tempo: só de haver penetração e o casal não lançar mão de anticoncepcionais, existe o risco de gravidez. 
 
Em relação ao ciclo menstrual, caso um ciclo menstrual seja de 28 dias (que é o mais comum), o período mais fértil costuma ser o 14º dia do ciclo. E os períodos de possibilidade de gravidez mais prováveis são durante os quatro dias antes, a partir do 10º dia do ciclo, e quatro dias depois, até o 18º dia do ciclo. 
 
Como a relação da leitora aconteceu mais no final do ciclo, faltando cinco dias para ela menstruar, isso reduz a chance de gravidez, visto que ela teve relação fora do período fértil.  
 
Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr. Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto