Não consigo ter orgasmo, por que isso acontece?

A falta de prazer feminino pode ter diversas causas e a masturbação pode ajudar a resolver o problema


Dúvida da leitora: Por que não consigo ter orgasmo?

A chamada anorgasmia - falta de orgasmo feminino - pode ter diversos fatores desencadeantes. Como a pergunta é ampla e não temos conhecimento sobre os detalhes que podem levar ao problema, vamos nos ater às causas mais comuns. A primeira é falta do conhecimento da mulher em relação ao funcionamento de seu próprio corpo. A outra, é a falta de entrosamento com o parceiro.

Em primeiro lugar vale reforçar que a vivência orgástica é peculiar a cada mulher. Ou seja: o que proporciona prazer para uma, não necessariamente agradará outra. Então, buscar informações externas sobre clitóris, ponto G, entre outros, muitas vezes só gera confusão e frustração.

A mulher precisa, antes de tudo, olhar para si mesma e se perceber como uma fonte de prazer. A partir daí, deve-se buscar quais são os toques, zonas erógenas e posições que lhe são mais prazerosas.  

É possível ser um problema do parceiro?

O segundo aspecto a ser levado em consideração para se chegar ao orgasmo diz respeito a com quem a mulher se relaciona. Sim, o prazer durante o sexo também depende do parceiro, afinal a vivência sexual é o encontro entre duas pessoas.

Mas antes de sair trocando de parceiro até encontrar quem lhe proporcione prazer, deve-se fazer uma pergunta a si mesma: "já senti orgasmo através da masturbação?". Caso a resposta seja negativa, o primeiro passo é aprofundar o autoconhecimento e entender como chegar ao prazer, num primeiro momento, sozinha. 

À medida que a mulher vai se descobrindo, ela pode ajudar o companheiro a lhe dar prazer e, assim, o casal desenvolve uma relação sexual de qualidade, com os dois chegando ao prazer máximo.

Vale ressaltar que, à luz da medicina, não existe uma causa física para a total ausência de orgasmo feminino. Então, muitas vezes é preciso buscar fatores emocionais para chegar à causa desta dificuldade em atingir o orgasmo. 

Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr. Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto