Frases broxantes: saiba o que não dizer na hora do sexo

Ana Paula Cardoso

Inabilidade com as palavras durante a relação sexual pode botar a excitação a perder

Frases broxantes ao pé do ouvido na hora do sexo atrapalham o prazer.


Palavras podem ser grandes estímulos sexuais. Falar ao pé do ouvido é uma das formas mais usuais de conquista amorosa, mas é preciso ter cuidado: quando se diz algo inconveniente, a frase pode ser broxante.

"Não existe uma fórmula sobre a frase certa a ser dita para levar à excitação. Tudo vai depender do grau de intimidade do casal, da sintonia entre eles e até das preliminares. Ou seja, não arrisque nos excessos se você não conhece bem seu parceiro", orienta a psicóloga Isabela Rosa.

Em síntese, caso um homem tenha chamado uma mulher de "puta" na hora do sexo e ela gostou, não quer dizer que todas vão gostar. A vivência sexual é algo pessoal e intransferível.

"Isso explica por que há pessoas que são 'bom ou boa de cama' para alguns, enquanto que para outros, representam uma experiência menos prazerosa", reforça o médico ginecologista e especialista em sexualidade, Marino Pravatto Júnior.

Frases broxantes: pergunte antes para não errar

A forma mais simples de evitar as frases broxantes é mesmo a conversa. Ninguém está dizendo ser preciso discutir a relação antes de ir para a cama com alguém, mas uma pergunta simples como: "o que você gosta de ouvir durante o sexo?" pode trazer grandes surpresas.

Não existe uma etiqueta ou regra, dizem especialistas. "A palavra de ordem deve ser o respeito ao combinado do casal. O importante é encontrar o que ambos gostam de falar e escutar na hora 'H' e respeitarem esse combinado", explica a sexóloga Priscila Junqueira.

As frases ou palavras que atrapalham a excitação

Apesar de não haver uma lista categórica sobre frases broxantes, o senso comum diz para tomar cuidado com algumas. "Chamar o parceiro de 'paizinho' ou 'mãezinha' provoca uma infantilização do sexo que pode causar um efeito irreversível na excitação", comenta Isabela Rosa.

Outras frases broxantes a serem evitadas na hora do sexo referem-se a experiências sexuais anteriores. "Percebo que as frases que são para comparar os parceiros são as mais broxantes. Do tipo: você não vai fazer isso, porque o fulano ou fulana fazia e eu gostava", alerta a sexóloga.

Em tempos de feminismo em voga, aquelas frases que desqualificam a mulher como "minha cachorra" devem ser repensadas. "Porque podem ter mulheres que se sentirão desqualificadas e outras até gostarão. Isso é muito pessoal", reforça Priscila Junqueira. 

E o consenso entre os especialistas é: se não deu tempo de conversar antes, o melhor é testar as palavras e perceber as reações. Uma frase broxante logo se evidencia quando o parceiro não se entusiasma muito.

"Tem gente, inclusive, que não curte falar e nem ouvir nada na hora do sexo. Portanto, da mesma forma que acontece com as carícias, é preciso atenção à reação aos estímulos", indica a psicóloga Isabela. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto