Ejaculação precoce: saiba por que acontece e como controlar

Ana Paula Cardoso

Problema masculino que afeta diretamente o desempenho sexual tem origens na ansiedade e pode ser resolvido

A ejaculação precoce tem raízes na ansiedade masculina e pode ser controlada. © iStockphoto.com/GeorgeRudy


No campo da sexualidade, nem sempre o prazer sublime e os orgasmos múltiplos compõem as histórias dos casais. Existe uma lista de problemas de ordem psíquica ou fisiológica que causam muita insatisfação. É o caso da ejaculação precoce.

O distúrbio é, em geral, causado por questões emocionais. Mas suas implicações físicas são capazes de atrapalhar significativamente a vivência sexual dos casais. Seja de quem tem o problema, seja a parceira com quem ele se relaciona.

De acordo com médico ginecologista e especialista em sexualidade, Marino Pravatto Júnior, a ejaculação precoce, em geral, é causada por excesso de ansiedade. 

Gozar rápido não é ejaculação precoce

As pressões sociais por um desempenho espetacular dos homens já povoam a mente dos jovens desde a fase de iniciação sexual. 

"Há uma demanda de que o homem precisa satisfazer a mulher a qualquer custo. E aí, por desequilíbrio deste anseio, gera-se uma cobrança excessiva de ser 'um garanhão'", ilustra o médico.

O especialista lembra ainda que é importante fazer a diferença entre o homem que goza rápido daquele que sofre de ejaculação precoce. O primeiro ainda consegue fazer alguns movimentos de vai e vem quando penetra a parceira, apenas não consegue segurar a emissão do esperma a tempo de dar prazer à sua parceira. 

"Já na ejaculação precoce, o que acontece é que o homem pode tanto gozar nas preliminares ou assim que a glande tem contato com a vagina. Ou seja, bastou penetrar e a ejaculação vem", explica Marino Pravatto Júnior.

Dica para controlar a ejaculação precoce

Somada às pressões por ser o machão, os homens, na adolescência, também estão em plena forma hormonal e fisiológica. Os episódios de ejaculação precoce na fase da iniciação sexual costumam ser frequentes.

Como ressalta o Dr. Pravatto Júnior, na adolescência a vantagem é que se consegue rapidamente novas e sucessivas ereções. O problema é quando a falta de controle da finalização do ato sexual acompanha o homem atá a idade adulta.

Para esses casos, recomenda-se a psicoterapia. O relato e a história da vivência sexual de cada homem é muito importante para avaliar, com a ajuda de um especialista, a causa raiz da ejaculação precoce. 

"Às vezes o homem goza rápido porque ele endeusa a mulher. Mas tem também o aspecto 'técnico'. Quando o homem já está muito excitado nas preliminares. Para evitar ejacular precocemente a dica é pressionar com o polegar a glande, conhecida popularmente como a 'cabeça' do pênis", orienta o médico.

Esta técnica de pressionar a glande peniana faz com que o sangue recue um pouco dos corpos cavernosos responsáveis pela ereção. Segundo o especialista em sexualidade, este procedimento baixa o nível de excitação, mas não compromete a ereção.

"Usando essa técnica, a ejaculação precoce vai sendo controlada e o homem e também a companheira vão ganhando confiança", completa o Dr. Marino Pravatto Júnior. 

Segundo o médico, não são raros os casos em que o homem começam usando o polegar para controlar a ereção e depois conseguem controlá-la, sem mais precisar pressionar a glande. 

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Ejaculação precoce é uma condição muito comum e, muito não sabem, mas podem ter diversas causas e uma delas é a sensibilidade. Para quem se interessar, escrevi um artigo que relaciona as duas condições aqui: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/saiba-a-relacao-entre-ejaculacao-precoce-e-sensibilidade