Sexo no casamento: veja 10 dicas para reacender a chama

Ana Paula Cardoso

É possível fazer algumas coisinhas simples no dia a dia e não deixar a rotina mandar a libido embora. Veja as dicas

Reacender o desejo no casamento é possível e fundamental para a felicidade a dois. © iStockphoto.com


Uma máxima do imaginário popular diz que quando os laços do matrimônio entram pela porta, o sexo sai pela janela. Mas será mesmo tão impossível assim haver vida sexual após o casamento

"O grande segredo do relacionamento duradouro é o tempero: de vez em quando, falta uma pitadinha de pimenta nesse feijão com arroz. Por isso, jogos de sexo esquentam o relacionamento", diz Cátia Damasceno especialista em sexualidade e criadora do programa Mulheres Bem Resolvidas.

Mas a falta do tempero muitas vezes tem origem na forma como o casamento é estruturado. "A gente gosta de associar casamento ao amor romântico. Mas, na verdade, é uma instituição. E funciona quase como uma empresa. Precisa de metas e acordos bem definidos para funcionar", explica a psicóloga sabela Rosa.

Sexo é ingrediente para felicidade conjugal

Acontece que quando esta "ordem" se estabelece, a espontaneidade necessária para uma relação sexual de qualidade tende a perder força. Segundo especialistas, todos sabemos dos segredos básicos para ter um relacionamento feliz: amor, respeito, amizade e admiração. Mas esquecem do sexo.

"Tesão e sexo faz parte da relação a dois. Sem uma boa vida sexual, o sucesso da relação corre vários riscos, em especial a da infidelidade. Uma boa vida sexual é um estado mental, se não trabalhado, nada feito", complementa a psicóloga e sexpert Tatiana Presser.

As 10 dicas para reacender a chama

E se a chama do desejo sexual apagou, é preciso reacendê-la. A especialista em sexualidade e coach de relacionamento, Cátia Damasceno preparou uma lista para ajudar os casais a recuperarem a vida sexual em seus casamentos.

Veja a seguir:

1) Sinta-se bem e sexy

"Não é porque você está em um relacionamento de mais tempo que precisa parar de se cuidar. No início do namoro, tenho certeza que você não usava calcinha bege, muito menos andava pela casa com aquele moletom largo. Acertei?", provoca a especialista. Segundo Cátia, não é só por causa do parceiro, mas para sentir-se sexy e confiante. Isso aumenta a autoestima e ajuda  a relação.

2) Conte com ajuda

Os casais, por vezes, identificam que o relacionamento está esfriando, sofrem com isso e, mesmo assim, não procuram por ajuda. Seja conversando com amigos, lendo sobre o assunto na internet ou terapia de casal, tudo é válido.

3) Dia com o amor

Separar pelo menos um dia no mês para se dedicar ao relacionamento. "Peça para a mãe, sogra ou uma pessoa de confiança ficar com as crianças e saia! Relembre os tempos de namoro e torne este dia uma data sempre especial", recomenda a especialista em sexualidade.

4) Lista de inovações

Que tal fazer uma lista de coisas que vocês gostariam de fazer a dois. Sexo no carro, na praia? Crie o hábito de fazer coisas inusitadas no relacionamento e embarquem nessa deliciosa brincadeira a dois.

5) Aposte em brinquedinhos

Caso o casal ainda tenha ressalvas para experimentar algo muito diferente, vale começar com coisas simples. Que tal um gel que esquenta ou esfria? Ou melhor, uma caneta de chocolate para desenhar declarações de amor pelos corpos um do outro?

6) Não programe o sexo

Quem tem hora para tudo, inclusive para fazer amor, deve deixar isso de lado. Seja de manhã, antes de ir para o trabalho ou no meio do dia, enquanto tentam um prato diferente no meio da cozinha. Sexo inesperado, além de ser muito mais prazeroso, ainda faz um bem danado para o relacionamento.

7) Elogie mais

Mulheres adoram ser elogiadas, mas esquecem de elogiar. Segundo a criadora do programa Mulheres Bem Resolvidas, 70% dos homens sentem falta de receberem reconhecimento pelas coisas boas que fazem. Então, hora de criticar menos e elogiar mais. Isso fará uma grande diferença na vida sexual a dois.

8) Diga o que sente

Muitos casais deixam de se comunicar porque qualquer assunto transforma-se na famosa “DR”. Quando o casal se sentir desconfortável em uma determinada situação, devem falar um para o outro.

9) Curtam momentos a dois

É sempre interessante se programar e se permitir fazer uma viagem diferente, curtir um ambiente novo, com a possibilidade de aproveitar momentos a sós. Ou mesmo, conhecer um restaurante especial, com clima romântico e intimista. E até irem juntinhos a um show da banda preferida. Tudo isso vai aliviar o peso da relação.

10) Danças sensuais e jogos eróticos

Que tal um strip-tease? Ou nada de TV, livro ou computador antes de dormir? Brincar, seduzir e dedicarem-se um ao outro é outra dica para aquecer a cama no casamento.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto