Sinto dor durante a relação sexual. É normal?

Causas da dor durante a penetração podem ser de ordem orgânica ou emocional

Dúvida da leitora: Quando tenho relações sexuais, não sinto tanto prazer, sinto mais dor. É normal?

Não se pode dizer que seja normal sentir dor durante o ato sexual. Ao contrário. Em geral a dor durante a penetração do pênis na vagina tem como nome técnico dispareunia. Diversos fatores podem estar na origem dessas dores. Fatores orgânicos, mas, sobretudo, fatores psicossomáticos e emocionais.

Entre as causas fisiológicas dessa dor estão doenças como as vulvovaginites e a endometriose – esta última mais evidente em mulheres acima dos 35 anos.

No entanto, é importante ressaltar que esses fatores patológicos são menos frequentes. As origens do desconforto da mulher na hora de fazer sexo estão principalmente relacionadas a tensões e ao desajuste do casal – quando não há diálogo e a mulher não se sente bem em expor suas necessidades ou vontades.

Posições sexuais podem causa dor

Esses tipos de fatores psicoemocionais atrapalham o prazer feminino porque as mulheres acabam se sentindo incapazes de resolver até uma questão de ordem simples. Como, por exemplo, evitar posições sexuais que geram desconforto.

A posição de quatro, uma das mais comuns e preferidas entre os casais, por exemplo, devido a uma questão anatômica é capaz de gerar dor. A vagina se dobra, por causa da posição do quadril e das pernas, ficando um pouco mais curta.

Assim, quando o homem penetra com força, a glande do pênis bate no colo do útero isso movimenta o órgão dentro do ventre feminino. Por conta disso, muitas mulheres sentem-se desconfortáveis nesta posição.  

Qual é a solução para não sentir dor na penetração?

Se a mulher já sentiu dor, passa a ter medo de que aconteça de novo. E sem relaxar, a lubrificação fica prejudicada. Portanto, a solução para sentir mais prazer em vez de dor é sempre buscar posições confortáveis, capazes de levar ambos ao orgasmo.

A boa notícia é que, em geral, quando se muda de posição, a dor passa. Convém ainda entender que o atrito do pênis, ao entrar e sair da vagina, só causa dor nas seguintes situações:

  • quando há alguma inflamação na vagina (vulvovaginite) e a região está irritada;
  • quando a mulher está tensa ou sem vontade e não há lubrificação, levando ao desconforto do ato sexual por conta da vagina seca.

Portanto, a mulher deve sempre se conhecer primeiro. Depois, conversar com o parceiro sobre suas preferências, para poderem desfrutar melhor do ato sexual.

E por último, mas não menos importante, sempre estar em dia com os exames preventivos e visitas ao ginecologista, para tratar o mais rápido possível eventuais problemas de ordem orgânica na vagina.

Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr. Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto