Voyeurismo: quando o olhar é a parte mais excitante no sexo

Ana Paula Cardoso

Conheça um pouco da prática de sentir prazer vendo outras pessoas em situações eróticas

Voyeurismo: quando o prazer vem de observar os outros. © iStockphoto.com/nd3000


Qual é a parte mais sensível aos estímulos sexuais de um corpo? O clitóris nas mulheres e a glande do pênis nos homens? A resposta é muito mais ampla e subjetiva, quando se trata do voyeurismo. A palavra vem do francês, língua na qual voyeur significa algo como "quem percebe através da visão". Sutilmente erótica a definição.

"O que caracteriza o voyeurismo é tratar-se de uma prática na qual a pessoa atinge o prazer em observar outras pessoas trasando. Muitas vezes, quem está sendo observado não sabe que isso acontece", explica a psicóloga Priscila Junqueira. 

À luz da sexologia, o voyeurismo só pode ser considerado como uma parafilia se essa for a única forma de obter prazer. "Não é necessariamente uma parafilia, mas podemos levantar a hipótese que seja uma psicopatologia caso só consiga atingir orgasmos através de olhar os outros", completa Priscila.

Janela indiscreta

Existem diversos tipos ou graus de voyeurismo. Há pessoas que gostam de ir a clubes de swing só para fazerem o papel de observador. Também há homens que se excitam vendo suas próprias mulheres fazendo sexo com outro e essa fantasia também pode ser considerada um tipo de voyeurismo.

"O importante é entendermos a subjetividade de cada pessoa. As formas de buscar e sentir prazer serão reflexos das primeiras relações de satisfação que essa pessoa teve", explica a sexóloga. Também vale ressaltar que a equação perfeita seria o encontro dos exibicionistas e os voyeurs.

Mas aos casais que gostam de fazer amor com cortinas ou janelas abertas - e não são exibicionistas - vale o alerta: há muitos praticantes de voyeurismo que investem em equipamentos, como lunetas e binóculos de alta definição, e "invadem" as janelas de vizinhos para obterem prazer. 

Portanto, pense que, ao andar pelado em casa ou fazer sexo de frente para  a janela, pode estar fazendo a felicidade de um voyeur. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto