Sangramento durante o sexo anal: é comum acontecer?

A região do ânus é muito sensível e pode haver ruptura de vasos

Dúvida da leitora: É normal ocorrer sangramento durante a relação anal? Não foi somente na primeira vez, mas todas as vezes que tentei, aconteceu...

Do ponto de vista anatômico, o ânus não seria feito para a penetração durante a relação sexual. Em contrapartida, sabemos tratar-se de uma prática usual e que muitos consideram prazerosa. Isso porque a região é composta de uma série de terminações nervosas, sobretudo nos músculos esfíncter externo e esfíncter interno.

Essas terminações nervosas, que controlam a evacuação ou saída de gases, também são os responsáveis pelo prazer sexual durante o sexo anal. O sangramento durante o ato, porém, pode ocorrer.

Quando não há lubrificação suficiente na região, o problema aparece. Isso porque o plexo hemorroidário  - conjunto de veias que ficam ao redor do ânus que, quando inflama, causa a doença conhecida como hemorroida - acaba se ferindo.

Atrito do pênis é a principal causa do sangramento

Portanto, é o atrito de pênis na penetração anal o responsável pelo alargamento dos vasos, causando o sangramento da região. O fenômeno é semelhante ao que ocorre quando as fezes ficam muito duras e secas e, após a evacuação, percebe-se o papel higiênico com sangue durante a higiene.

Uma questão importante a ressaltar é que, diferente do que muitos pensam,
quando há sangramento durante o sexo anal, isso não significa que a pessoa está com hemorroida. O sexo anal não causa hemorroida, mas quem tem a inflamação sofrerá muita dor ao praticar o sexo anal.

Para evitar o sangramento na região, o recomendado é usar um lubrificante adequado. O produto vai ajudar a evitar ferimentos quando a penetração for intensa e, consequentemente, vai prevenir a dor. Outra dica é pedir ao parceiro para ser mais suave na velocidade durante a penetração.

Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr. Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto