Suede: aprenda a usar o tecido queridinho da estação

Gabriela Torres
Trazendo de volta o estilo boho, o suede aparece nas peças em cores neutras que estão super em alta no outono/inverno deste ano

Por não esquentar muito, o suede é o tecido perfeito para a temporada.


O inverno se aproxima e os tecidos mais quentes começam a aparecer nas vitrines. Porém, não é em todas as regiões do país que o tempo esfria a ponto de precisar usar essas peças. A solução é apostar no suede, um tecido que imita o camurça e aquece, sem esquentar tanto, garantindo estilo no inverno sem precisar morrer de calor.

Inspirado no boho, uma mistura dos estilo étnico, folk, hippie, vintage e romântico, o suede aparece em saias, vestidos, calças, blusas, casacos e jaquetas. Os tons terrosos aparecem em grande parte das peças, já que a cor está super em alta na estação.

Além destas tonalidades, o suede também surge em vinho, marsala, marinho e verde militar, que já fazem parte das coleções outono/inverno 2016. O tecido também aparece em algumas peças e acessórios, como bolsas e botas curtas, que ainda vêm com franjas, outra referência do folk, que têm tudo a ver com o estilo boho.

Presente não só em casacos leves e pesados, o tecido também aparece com força total em saias curtas e no comprimento midi, em blusas tipo regatas, de manga curta e longa, além dos top croppeds. Na parte debaixo, os shorts e as calças, principalmente em modelo flare, também ganham seu espaço nessa tendência.

Saias, calças e vestidos

O suede tem aparecido nas saias curtas, com corte reto ou com babado. Mas o modelo que tem sido a it peça da estação é a saia de botão frontal, que pode ir do comprimento curto ao midi. T-shirts lisas ou de estampas divertidas dão um ar mais despojado ao look, enquanto tecidos em renda, cetim, seda ou chiffon são mais elegantes e perfeitos para eventos mais formais.

Do look mais despojado ao arrumado, sem perder o estilo.


Falando em saia midi, essa caiu no gosto feminino e parece que veio mesmo para ficar. No estilo lápis, mais clássico ou em formato evasê, o modelo é perfeito para o ambiente do trabalho e ainda cai bem num happy hour depois do expediente. Para um ambiente mais formal, camisas e blusas em tecidos nobres e tons neutros são uma ótima opção, já para o dia a dia, t-shirts de listras ou estampas estão liberadas.

O suede também aparece na saia midi, que continua super em alta.


Ainda na parte debaixo, o tecido também está presente nos shorts, que cabem tanto em um passeio durante o dia quanto par um para um jantar à noite, já que o suede é um tecido nobre. Para ficar mais arrumada, sem optar pelo salto alto, invista nos acessórios, que fazem toda diferença. Vale apostar em um oxford, mocassim, sapatilhas ou botas de cano curto são super bem vindos.

Com t-shirts, rendas e camisas, o short em suede vira a it peça da produção.


Nas calças, o suede aparece em vários modelos e para todos os gostos. A calça jogging pode criar uma produção mais arrumada, se combinada com salto alto e camisa, ou descontraída, com t-shirt e tênis. Já a calça flare pede um salto alto por conta da boca mais larga, e cai bem em várias ocasiões. O modelo pantacourt é o novo queridinho das mulheres e já ganhou sua versão em suede também.

O suede garante elegância em três tipos de calça.


Peça mais fresquinha do verão, o vestido ganha sua versão em suede para esquentar o outono e inverno das mulheres de estilo. Existem vários modelos, mas um dos que tem feito mais sucesso é o de corte reto, perfeito para a mulher clássica e moderna.

Os vestidos em suede são ótimas opções para os dias mais frios.



Blusas, jaquetas e casacos

Nas blusas, o suede vai de um extremo ao outro e aparece desde as opções mais compridas e em forma de batas, como regatas e blusa de manga curta, até os top croppeds.

Das camisas às regatas mais frescas, o suede está presente em vários modelos.


E é claro que os clássicos dos dias frios não poderiam faltar. Casacos leves e jaquetas, mesmo no calor, podem ser amarrados na cintura, dando um charme a mais ao look. Caso o tempo mude, vale colocar por cima dos ombros ou vestir da forma tradicional.

Vale amarrar o casaco na cintura, para dar um charme ou usar quando o tempo esfriar.


Copyright foto: Pinterest

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto