Choker: como usar o acessório do momento

Tendência nos anos 90, a gargantilha ganha as passarelas e os looks das celebridades

A choker com fita, metal e pingentes da Dior (verão 2016).


Quem foi adolescente nos anos 90 provavelmente teve uma gargantilha preta, geralmente fininha, que completava o look com pitada grunge que marcou a época. Pois duas décadas depois, o acessório volta a ser tendência, ganhando as ruas e as passarelas em versões que vão do street ao sofisticado - e, quem diria, fazem bonito até no tapete vermelho. 

Na Balmain, a versão tipo guerreira e na Louis Vuitton, com uma pedra acoplada.


Nas passarelas

A mania começou com os desfiles internacionais de verão 2016 após marcas importantes como Dior, Balmain e Louis Vuitton investirem no choker. Nas passarelas, a palavra de ordem foi a criatividade: o acessório apareceu em diversos materiais (fita, pingente, pedra e metal), em estilo guerreira cobrindo todo o pescoço ou, ainda, com uma pedra acoplada.

À noite: Rihanna com a garantilha da Fallon Jewelry, e Gigi Hadid com uma versão delicada.


As famosas ensinam

Não demorou muito para as celebridades aderirem à nova onda. Culpe Gigi Hadid, embaixadora das chokers, responsável por fazer o acessório cair no gosto da melhor amiga Kendall Jenner, incitando o desejo coletivo feminino. Some à lista Rihanna, Alessandra Ambrosio, Rosie Huntington Whiteley, entre outras, que incorporaram a peça ao seu estilo.

Alessandra Ambrosio aposta na gargantilha larga de tecido preta; já Kendall Jenner na versão de brilhantes.


Na prática

Vai aderir? Siga as dicas das modelos e combine a gargantilha com a ocasião. Por exemplo: uma festa ou tapete vermelho pede uma versão elegante como a de brilhantes de Kendall (combinada a vestido tomara-que-caia preto), ou superdiscreta feita de três voltas douradas finíssimas como a de Gigi, ou então a que mistura brilho e fitas de cetim de Rihanna. 

Rosie Huntington-Whiteley e Alessandra Ambrosio provam que a choker também funciona no look diurno.


Já no dia a dia, inspire-se em Rosie Huntington-Whiteley com a sua choker grossinha de tecido combinada com coque displicente e suéter oversized, ou então em Alessandra Ambrosio com seu mix de colares e gargantilhas para um efeito boho. 

Vale lembrar que, tal qual um par de stilettos vermelhos, o acessório adiciona uma boa dose de sensualidade ao look. Então combiná-lo com jeans e t-shirt pode ser uma boa saída para quebrar o fator sexy. Cabelos presos e óculos escuros também são uma ótima saída para descontrair o conjunto.  

Copyright fotos: Jordan Strauss/AP/SIPA; Jeff Malet/NEWSZOM/SIPA; Reprodução/Instagram

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto