Athleisure: a tendência das academias para as ruas (e passarelas)

Jessica Krieger

Peças esportivas ganharam novo status e agora levam todo seu conforto e versatilidade para o dia a dia

Referências esportivas nos desfiles de Stella McCartney, Versace e Alexander Wang.

 
A tendência athleisure, que mistura roupas para prática esportiva com peças do dia a dia, ganhou muito mais adeptos nos últimos anos. Com influência das ruas e pautadas no cotidiano de mulheres cada vez mais atarefadas, até mesmo as marcas de luxo resolveram apostar nestes looks confortáveis, mas com informações de moda.

Somente nos desfiles da última temporada, este conceito pode ser visto na coleção de Alexander Wang, que trouxe shorts de corrida estilizados e até camisetas com as tradicionais listras da Adidas. Na Versace, looks em nylon ultraleve, que reverenciavam a liberdade de movimento da mulher.  

“O athleisure revela uma mudança no comportamento do consumidor que passou a desejar seu bem-estar, optando por roupas mais funcionais para o dia a dia, que já são oferecidas por muitas grifes nacionais e internacionais” explica a professora e consultora de Imagem, Moda e Estilo, Cibele Ramos Lima. “No Brasil essa moda foi abraçada com rapidez por ser um país tropical com hábitos mais informais e com predominante culto ao corpo”, completa. 

Para além das academias

Mesmo quem nunca ouviu falar neste termo sabe que de alguns anos pra cá, com as atribulações da vida moderna, as peças esportivas invadiram outras áreas além da academia. Com a volta de referências dos anos 80 e 90, o athleisure voltou com  tudo, combinando charme e respeitando o estilo de cada um. 

“Há um interesse particular pelo despojamento dos tecidos, cortes e modelos oferecidos nestas peças. As pessoas procuram vestir aquilo que lhes dão mais liberdade nos movimentos e que se adaptam melhor às suas agendas pesadas de atividades. E desejam uma produção que responda melhor aos interesses sociais e que tenham maior durabilidade”, analisa Cibele. 

Peças-coringa

O moletom, por exemplo, ganhou novo status, sendo usado em vestidos e até em produções com salto alto para um happy hour. Da mesma forma, a jaqueta bomber ou a puffer jackets, que são peças-chave do Inverno 2017. No caso das leggings, as combinações com camisas e túnicas conferem às peças uma versatilidade que pode tranquilamente seguir para o look de trabalho. 

Combinações com jaqueta, blusa e calça esportiva.

 

“Algumas peças legais que podem ser adotadas são: camiseta com número, jaqueta colegial, moletom, boné e tênis. Usar um moletom amarrado na cintura com uma saia lápis pode ficar interessante”, acredita Rita Heroina Amorim Bem, consultora de imagem e estilo.

Quanto menos detalhes as peças esportivas tiverem, mais associaçõees são possíveis de realizar. Ou seja, para compor o estilo athleisure impecável, prefira peças lisas, com cores neutras, sem muitos recortes ou bolsos. "O macacão é uma peça versátil, pode combinar com uma camiseta mais larga, ou com um moletom amarrado na cintura e tênis, podendo assim compor looks completamente diferentes para o dia a dia”, afirma Rita. 

Combinações infalíveis

Na hora de investir, as calças, leggings e blusinhas são mais adaptáveis que os agasalhos em princípio. Com elas, é possível multiplicar as possibilidade de looks na hora de vestir.

“É possível aproveitar muitas peças do armário da academia para o visual de trabalho ou de lazer. O segredo é equilibrar e misturar peças mais secas e esportivas com aquelas com brilho ou sofisticação. O mesmo vale para calçados e demais acessórios”, diz Cibele, destacando três formas de combinar calças, agasalhos e leggings: 
 
Calças - As calças com modelagem mais folgadas são estilosas e podem substituir o jeans para produções casuais. A malha de moletom compõe bem com cropped, camisetas de seda ou com amarrações na cintura. 
 
Agasalhos - Os agasalhos esportivos em tecidos mais finos e com detalhes mais delicados com aplicações e bordados podem finalizar looks para noite, principalmente se tiverem algum toque metalizado, super em alta no momento. Pode ser usado com saias ou calças em couro ou em tecidos mais finos e transparentes ou com brilho e bordados que dão sofisticação ao look.
 
Legging - Legging possui flexibilidade então é muito útil para dias inteiros fora de casa. Experimente aquelas com tecido em brilho que ficam bem com camisetas neutras em tecido maleável, blazer e tênis. Elas harmonizam bem com camisa jeans ou jaqueta bomber e calçados com solado grosso.  

 

Copyright foto: iMAXtree

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto