Logomania: tendência cool ou kitsch?

Cibele Maciet

A febre dos anos 1980 e 1990 está de volta: os famigerados logos são a nova tendência e aparacem em casacos, camisetas e até em sapatos

Gucci.

 
Estação vai, estação vem, e quem é vivo sempre aparece. Os logos, que preenchiam as gavetas e araras de muita gente nas décadas de 1980 e 1990, foi renegado nos anos 2000 para depois voltar com tudo nas passarelas atuais. 

Começo de tudo: quem retomou com essa onda foi Demna Gvasalia, estilista à frente do coletivo de moda Vetements e da Balenciaga. Ele causou furor em 2015 lançando camisetas com o logo da DHL (transportadora alemã) e os famosos moletons da antiga marca Juicy Couture. Seu amigo, o estilista russo Gosha Rubchinskiy, também aderiu à tendência criando camisetas com o logo da FILA escrito em russo. 
 

Vetements e Gosha Rubchinskiy


De volta às temporadas de Primavera Verão e Outono Inverno de 2017, o logo apareceu em várias passarelas internacionais e nacionais: na Gucci, ele ganhou ares modernos com inscrições do artista Coco Capitan em camisetas; na Givenchy, em um body ajustado ao corpo com os dizeres FW 17-18 (Fall Winter 17-18); na Moschino, em vestidos e cintos; na Fenty Puma de Rihanna, em cachecóis. Ele também surgiu na Balenciaga, na lateral de um escarpim azul cobalto, para finalmente aparecer em uma camiseta na passarela d'À La Garçonne, marca de Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza.
 

Givenchy, À La Garçonne, Balenciaga e Gucci.


Mas o interessante desse comeback é que os logos atuais não vêm o tempo todo estampados em letras garrafais na frente da peça de roupa como antigamente: ele pode vir nas laterais, nas golas, nas mangas, nas pernas de uma calça. Uma nova roupagem para um assunto antigo. Outras marcas, como a Paco Rabanne, prefere colocar em destaque seu "R" em suas bolsas ao invés do nome da grife.

Fim ao minimalismo clean e vida longa ao logo, uma ode à indiscrição. Cafona ou cool? Só a próxima temporada vai dizer.
 

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Copyright fotos: Imaxtree

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