Mules: saiba como usar os sapatos que são hits em 2017

Jessica Krieger

Estes sapatos que deixam o calcanhar de fora aparecem repaginados e com inúmeras variações que prometem invadir o closet 

Inspiração nas ruas: looks com pantacourt, saia curta e jeans. © iMAXtree


Se você viveu nos anos 90, com certeza se recorda dos mules. Na época, esses calçados fechados na frente que deixam o calcanhar de fora foram uma verdadeira febre: os modelos tinham salto plataforma, muitas vezes de madeira, e eram visualmente mais fechados. 

Os mules na versão 2017 surgem com design e texturas diferentes, dando maior destaque para os pés. A peça vista em desfiles de marcas como Dolce & Gabbana, Missoni e Celine passou a ter papel de coringa na hora de montar looks para o dia ou noite. 

“Para não errar, aposte nos mules com bico fino, independente de salto. Eles ajudam a alongar a silhueta em qualquer ocasião. Por ser uma peça que voltou com tudo, vale também brincar com as roupas, mostrando criatividade”, revela a consultora de moda Thais Moretzsohn. 

Universo de opções

Muito antes dos anos 90, os mules já tinham uma relação estreita com a moda. Nobres franceses do século XVI não saiam de seus aposentos sem este sapato que, na época, era de veludo com laços e pedrarias. Além das mulheres, os homens também usavam o calçado símbolo de luxo e status.

Séculos depois, eles estão de volta em uma verdadeira infinidade de modelos com aplicações de bordados, glitter, fivelas e até versões metalizadas. “O mule é um sapato atemporal. Para deixar uma proposta com a cara da estação, aposte em modelos com pelos e texturas. A proposta vai aquecer bastante o seus pés e deixar o seu look atual”, comenta Thais.

Os saltos também ganharam espaço neste novo mule: tamanhos variados como os flatforms, flats, quadrados e até os charmosos kitten heel conseguem transformar a combinação mais básica de jeans e camiseta em uma produção mais descolada. 

Mules nos desfiles da Missoni e Dolce & Gabbana. © iMAXtree

Qual comprar?

Antes de comprar, é preciso pensar que o sapato deve combinar com peças já existentes no guarda-roupa. E se é possível montar looks diferentes com o modelo de mule que será adquirido. Se é o primeiro par deste modelo, escolha cores neutras como o preto ou nude que combinam com tudo. No caso do salto, leve em consideração sua rotina e as possíveis produções que podem ser feitas.  

“A mulher deve escolher o mule no tamanho certo, pois calcanhar para fora da sola é muito feio. Também deve levar em conta a cor do calçado e o modelo, se for mais básico ou de uma cor neutra vai ser bem mais fácil criar diferentes looks com várias peças do guarda-roupa e conforto também importa”, analisa a estilista e consultora de moda Juliana Ariza.

Juliana lembra que nos looks de inverno, vale a pena investir em meia-calça, especialmente aquelas texturizadas tipo arrastão ou rendadas que estão em alta. “Também vale apostar nos mules tipo slide com pele aplicada, com saltos de veludo e com pele na sola, como aquelas da Gucci”, completa. 

Looks com mules 

As consultoras Juliana Fish e Mariana Bueno, da Persona Imagem, contam que as flats mules remetem a algo mais informal e podem ser usadas com saias ou shorts em looks mais descontraídos. No caso das calças, é importante escolher modelos mais sequinhos ou pantacourt.

Já os modelos com salto podem ser usados em looks mais formais, especialmente com calças sociais, saias ou vestidos com comprimento midi. “No inverno opte pelos modelos mais fechados que podem substituir as botas nos dias mais frios”, explicam as especialistas. 

A pedido de A Revista da Mulher, Juliana e Mariana fizeram combinações com mules para o dia a dia e ocasiões especiais. Acompanhe:

Look Casual: use o flat mule com uma saia jeans e uma tshirt básica, ou então uma calça jeans sequinha, camisa social mais soltinha, prendendo só uma parte no cós. Os dois looks ficam um charme!

Look Trabalho: a saia midi fica uma graça com o mule de salto e essa combinação pode ser usada em um ambiente de trabalho menos formal. Coordene com uma blusinha de seda ou malha.

Look Festa: como o mule deixa o calcanhar a mostra, é um sapato indicado para usar em festas mais informais. Coordene com vestidos de materiais nobres para equilibrar, e como a intenção e mostrar o sapato, opte pelos comprimentos mais curtos.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto