Calça clochard: como usar a peça com toque fashionista

Jessica Krieger

Versátil e confortável, a peça hit dos anos 80 está de volta! Veja como combinar este modelo de calça em looks descontraídos e de trabalho

Calça listrada em combinação com blusa neutra para ambientes corporativos. © iMAXtree


Mais uma tendência da moda dos anos 80 surge repaginada no streetwear: a calça clochard. Como um revival, a peça apareceu nos desfiles internacionais, da Hermès e Stella McCartney com uma versão chique e despojada ao mesmo tempo. 

Com cintura alta e marcada, a clochard deixa os tornozelos à mostra em looks pra lá de ecléticos. Nessa nova versão, o modelo chega em tecidos mais estruturados para produções elegantes em alfaiataria e, também, em opções descoladas, em bases mais leves ou até mesmo em couro e jeans. 

 “A calça clochard é um modelo de calça para quem tem um estilo esportivo e descolado, porém ela pode ser usada em diversos ambientes, basta fazer a combinação certa”, afirma a stylist Thais de Barros Moretzsohn. 

Combinações para trabalho e lazer

Nos últimos meses, famosas não abriram mão da peça e mostraram diversas possibilidades de combinações. Mariana Rios usou uma branca, com regata básica cinza. A top blogger Thássia Naves garantiu um look fashionista com uma clochard listrada e blusa preta toda recordada. Já Giovanna Lancelotti combinou a calça em estampa xadrez com colete e camisa branca de detalhes na gola.

A modelagem da calça clochard funciona bem em looks corporativos – especialmente para quem trabalha em ambientes não mundo formais. Basta usar um modelo preto ou com estampas mais discretas com uma camisa ou blusa fina. Esta combinação rende o ar sóbrio na medida certa que o ambiente pede. 
 

Mariana Rios e Giovanna Lancelotti adeptas da calça clochard. © Reprodução/Instagram e AgNews/Raphael Castello/Leo Bianco


Para deixar a peça com cara de day off, é preciso apostar em tops mais justos ao corpo, com jaquetas de couro ou jeans. Por ter a cintura alta e marcada, a calça clochard harmoniza, também, com tops cropped e corsets para um visual mais ousado de festa. 

“Vale também deixar ela menos informal e equilibrada no sapatos ou nos tecidos diferentes, isso pode ser um coringa na hora de compor o look. Já para os momentos de lazer uma boa opção é a versão jeans, couro ou até moletom, para combinar opte por camisetas estampadas e despojadas, isso trará leveza necessária para curtir qualquer ambiente descontraído”, completa Thais. 

Sapato certo

A calça clochard com tênis branco ou creeper compõe looks mais descontraídos para o dia a dia.  Muitas mulheres dobram a barra da peça para um visual relaxado, repleto de estilo. 

Como esse tipo de calça pode achatar um pouco a silhueta, é importante usar um sapato de cor similar àquela da calça, ajudando a alongar o look e equilibrar as proporções.

“Para o look de escritório, scarpins, mules ou sapatilhas funcionam muito bem”, garante Juliana Fish, da Persona Imagem e Comportamento. “Para a balada, a sandálias de salto alto complementam e deixam o visual mais sofisticado”, completa a expert.

Dicas para escolher a peça

Este modelo de calça está em alta na estação, mas deve ser usado com cuidado. Por se tratar de uma peça que marca o quadril, ela não é recomendada para as mulheres que tem quadril largo. Mas para quem tem esse biotipo e gosta da calça clochard, a dica é usar cores neutras como preto, bege, branco e cinza.

“Como a clochard tem pregas e sobreposição de tecidos, essa calça naturalmente vai valorizar os quadris. Quem quer disfarçar essa região ou a barriguinha precisa tomar cuidado ao usar essa calça, vestindo uma lingerie adequada por baixo e optando por modelos mais sequinhos”, explica Juliana.

As mulheres com o formato de corpo em triângulo invertido podem abusar das estampas e cores extravagantes da calça. Para as baixinhas, os modelos compridos alongam a silhueta, especialmente se usados com sapatos em tons claros, como o nude, e que deixam de fora o peito dos pés.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto