Roupas de plástico e vinil: veja como usar a tendência no dia a dia

Jessica Krieger

Peças em vinil ou PVC saem das passarelas e chegam às ruas em acessórios e roupas como saias, jaquetas e vestidos com uma pegada futurista

Detalhes em plástico no look do desfile de Valentino Verão 2018/2019. © iMAXtree


Nas passarelas com as tendências de Verão 2018/2019, a Chanel mostrou acessórios como botas e chapéus confeccionados com plástico transparente. A Balmain e Valentino foram além e usaram o material para dar um efeito molhado a saias e casacos luxuosos. Burberry e Salvatore Ferragamo deram um toque de estilo às capas de chuva também em PVC. 

Com inspiração nos anos 90, as roupas de plástico estão de volta em looks jovens, com uma pegada esportiva e linguagem até alternativa. Nas ruas, o artigo promete aparecer especialmente nos acessórios, como uma volta ao passado. “Embora o material não combine muito com o calor e cause polêmicas ambientais, a transparência é o que encanta!”, diz a consultora de estilo Cacá Filippini.

Difícil combinar?

Uma peça de plástico, seja um vinil ou PVC, pode não ser fácil de combinar com as roupas já existentes no guarda-roupa. É por isso que antes de aderir à tendência, é preciso analisar seu estilo pessoal e verificar se a nova peça harmoniza com o que já existe. “Para pessoas mais discretas, bolsas e acessórios são o ponto de partida, já para as fashionistas, a brincadeira vai longe...”, completa Cacá. 

A ideia é incorporar o plástico nos looks aos poucos: primeiro, é recomendado apostar em uma sandália ou bolsa. Depois, procurar peças mais versáteis, como saias e jaquetas. “Uma dica para aderir à moda sem medo é investir em uma capa de chuva mais fashion e usá-las nos dias mais quentes, em que as chuvas estão presentes. Além de protegida, você estrá na moda”, acredita Cacá.
 

Nas passsarelas da Calvin Klein, Balmain e Valentino. © iMAXtree

Para não errar no look

A consultora de imagem e estilo Caroline Souza afirma que uma das combinações mais descoladas une as saias de plástico ou vinil com uma t-shirt. O combo básico de calça jeans e blusa branca com jaqueta de plástico  também garante um look jovem e despojado. “Use acessórios e sandálias mais delicadas para não pesar tanto o look e deixar o destaque para o vinil”, esclarece. 

Jaquetas neste material podem complementar looks mais básicos ou com estampas discretas. Como o próprio plástico já chama a atenção, a ideia é eleger uma produção mais simples e confortável. É importante levar em conta, também, que o artigo não costuma ser sinônimo de conforto, já que o plástico é pouco maleável e retém o calor. 
 

Looks de plásticos nas ruas. © Reprodução/Pinterest

Cuidados com roupas de plástico

Antes de aderir a esta tendência, é importante saber que o plástico – especialmente roupas e acessórios – necessitam de cuidados especiais. As especialistas recomendam nunca colocar na máquina de lavar e muito menos na secadora. Veja outras dicas para manter os artigos nesse material:

  • Não esticar;
  • Limpar a mão com pano úmido ou lavar com sabão neutro;
  • Secar à sombra ou com um pano limpo – no sol, ela pode deformar;
  • Guardar separado das demais peças, já que os artigos de plástico podem transferir a cor;
  • A dica é usar cabides em lugares arejados, onde estas peças não ficam espremidas;
  • Para manter o brilho, usar silicone líquido. 

Anúncio google

1 comentário

Na era da sustentabilidade ,onde se está excluindo o uso de canudinhos de plástico seria de bom Tom e realmente elegante a exclusão na passarela de modelos exibindo roupas de plástico ou material altamente poluente seja qual for a marca,desde já acho que a humanidade agradece o bom gosto dos grandes estilistas! Revejam essa tendência de moda primavera/verão 2019. Ajude nós Gisele Bündchen por favor! Influencie essa causa.