Entenda porque é melhor trocar a acetona pelo removedor de esmaltes

Gabriela Torres
Descamação, unhas fracas e alergia são um dos motivos para substituir a acetona pelo removedor de esmaltes

Usar acetona pode prejudicar a saúde das unhas.


O cheiro desagradável da acetona na hora de retirar o esmalte já é um sinal de alerta: será que este produto faz bem para as unhas? Segundo a dermatologista Sylvia Borges Cysneiros, se a questão for a saúde das unhas, o removedor é a melhor e mais saudável opção.

Nem todo mundo sabe, mas a acetona na verdade é um solvente, que pode ser encontrado em maior ou menor quantidade em diversos produtos. No caso do removedor de esmalte, a concentração é bem pequena.  

Facilidade no uso

A vantagem da acetona é que, por ser um produto mais forte, remove o esmalte mais fácil e rapidamente. "Devido a eficácia e rapidez na remoção do esmalte, ela ainda é muito utilizada", explica a dermatologista, afirmando que a substância é prejudicial. 

O uso da acetona pode provocar efeitos como a descamação da pele na ponta dos dedos e cutículas, alergia, manchas e até o enfraquecimento das unhas. Com isso, elas podem ficar quebradiças por muito mais tempo. 

A manicure Joyce Trindade, do salão Pé e Mão, concorda que a acetona de fato tira o esmalte mais rápido e diz que não há preferência em relação ao produto. "Uso mais a acetona e as clientes não costumam pedir para usar removedor não", conta. Para evitar problemas, alguns salões já proibiram o uso da acetona.

Benefícios do removedor de esmaltes

Para quem faz questão de ter unhas saudáveis e quer eliminar de vez a acetona do nécessaire, especialistas recomendam o uso do removedor de esmaltes. A maioria dos produtos é feita à base de óleo e alguns contém acetona, mas em pequenas quantidades. Outros não possuem o solvente, o que pode até demorar na remoção do esmalte, mas não agride às unhas.

Tão importante quanto substituir a acetona pelo removedor de esmaltes, é lavar as mãos para retirar pequenos resíduos dos dedos e hidratar as unhas após o uso do produto. Um creme para as mãos, que a maioria das mulheres têm na bolsa, já resolve o problema.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto