(Des)combine o esmalte das mãos e dos pés

Gabriela Torres
Para não errar na escolha dos esmaltes, vale consultar o círculo cromático e verificar quais tonalidade combinam entre si

Léa Seydoux ousou e combinou as unhas com a bolsa e a sandália.


Com tantas opções de cores, escolher o esmalte não é sempre uma tarefa fácil. Principalmente se o objetivo é combinar  as tonalidades das mãos e dos pés. Não raro bate a dúvida se vale arriscar tons diferentes ou é preferível repetir a mesma cor.

Para a consultora de imagem Fernanda Fuscaldo não existe uma regra, mas as cores do esmalte precisam ter uma harmonia entre si. "Uma combinação que sempre dá certo é cor escura com cor clara", afirma. Assim, escolher um tom mais escuro para as mãos e outro mais claro para os pés, ou vice versa, pode ser uma boa opção.

Pintar todas as unhas com mesma cor ou variar apenas a tonalidade garantem um resultado harmonioso. Mas também é possível investir num look original e moderno misturando esmaltes coloridos, basta saber combiná-los. E não é preciso ser especialista para isso. Com ajuda do círculo cromático (veja imagem abaixo) é possível comparar as cores monocromáticas, análogas e complementares, e saber quais as tonalidades, das mais intensas às mais claras, combinam entre si.

Como usar o círculo cromático

Cores monocromáticas

São aquelas de mesma tonalidade, que vão do escuro até o mais clarinho, é o famoso tom sobre tom, variando apenas a intensidade das cores. Optar por uma só cor, mas variar na tonalidade garante um combinação delicada e chique. As cores mais intensas como o azul, o roxo, o verde, o laranja e o amarelo, são tons de personalidade, usados geralmente em lugares menos formais. Já os tons de vinho, vermelho e nude são mais clássicos e caem bem em diversas ocasiões.

Cores análogas
São as cores vizinhas, que se encontram tanto do direito quanto do esquerdo da "escolhida". Como têm uma proximidade maior nas tonalidades, essas cores juntas não ficam tão diferentes, pois estão lado a lado e ganham maior harmonia.

Cores complementares

São as cores que ficam do lado oposto e são ideais para mulheres criativas e ousadas, que desejam dar destaque às unhas. Sendo assim, a escolha da harmonia entre as cores opostas, faz com que elas sobressaiam mais tanto nas mãos quanto nos pés.

Outras combinações

Algumas combinações de cores já viraram clássicos. É o caso de vermelho, vinho ou um tom escuro nas mãos e os tons de branco, quase transparentes, nos pés. O contrário, mãos claras e pés escuros, também dá super certo.

As unhas francesinhas são também um clássico que agrada a todas. Geralmente, quem opta por esse estilo, usa o mesmo esmalte nos pés, mas sem fazer o delineado na pontinha. O que garante uma combinação ainda mais delicada.

Para as adeptas do  adesivo de unhas e das novidades em novidades em nail arts, a dica é usar as tendências nas mãos e investir em tons de claro ou nude para os pé, para não deixar a produção carregada. 

Com o círculo cromático, fica mais fácil saber quais cores se harmonizam perfeitamente.


Copyright fotos: iStock e Pinterest

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto