Descubra como parar de roer unhas

Ana Paula Cardoso
Saiba por que algumas pessoas têm esse mau hábito e confira dicas de especialistas para quem deseja parar de roer unhas

Parar de roer unha está ligado ao controle da ansiedade.


Parece um hábito inofensivo, mas a mania de levar a mão até a boca e usar os dentes para retirar pedaços das unhas está ligada a comportamentos compulsivos, típicos de distúrbios psicossomáticos. Esta prática pode estar associada a um simples mau comportamento ou a uma série de outros problemas mais graves, como ansiedade e estresse

Nestes casos, deixar este hábito de lado pode ser mais complicado do que se imagina. “O mais difícil de parar de roer unhas é o fato de funcionar como uma compensação, um alívio para ansiedade, insegurança e até agressividade. E isso gera a repetição do hábito e o torna viciante”, explica a psicóloga Helena Monteiro. 

Além disso, o psicólogo Janos Andreas Geocze acredita que este hábito pode estressar ainda mais o indivíduo, já que se trata de uma forma de mutilação. "Algumas pessoas só vão parar de roer unhas quando os dedos estiverem em carne viva", alerta Geocze, em depoimento ao Guia dos Curiosos - Livro das Perguntas e Respostas (Marcelo Duarte, editora Panda Book).

Dicas de como parar de roer unhas

Para não chegar a este extremo, especialistas garantem que é preciso parar de roer as unhas antes que o hábito se transforme em vício. Fora as consequências estéticas – como deformação dos dedos e até perda das unhas - a mania pode causar infecções por fungos e bactérias, que entram no organismo via oral.

“O hábito em geral é adquirido na infância. As mulheres quando entram na puberdade, na maioria das vezes a vaidade fala mais alto e elas começam a pintar e cuidar das unhas. No caso dos meninos, é mais difícil fazê-los parar de roer as unhas e o hábito persiste até a idade adulta”, comenta a psicóloga Helena Monteiro.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar a parar de roer unhas:
  • Tire fotos das mãos: Uma técnica muito usada para auxiliar quem deseja parar de roer unhas é tirar fotos de suas próprias mãos e compará-las com fotos de mãos bonitas. O efeito psicológico ajuda a conter o hábito.
  • Mantenha as mãos ocupadas: Passe a fazer trabalhos manuais como hobby. Origami, tricô, desenho ou até mesmo uma bolinha anti-estresse podem funcionar quando se decide parar de roer unhas.
  • Unhas bem feitas: Tanto homens como mulheres devem zelar pela limpeza e estética das mãos. As mãos bonitas desencorajam a compulsão e a vaidade acaba sendo um grande incentivo para parar de roer unhas.
  • Ajuda psicológica: Como o hábito em geral tem raízes psicossomáticas, a ajuda psicológica é uma das alternativas acabar com o problema.
  • Antidepressivos: Em casos extremos, quando o hábito de roer as unhas está ligado a disfunções de ordem neurológica, o tratamento com medicamentos pode ser necessário.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto