Dicas de como tirar a cutícula sem machucar

Fernanda Lima

Ao retirar a cutícula da forma correta é possível evitar os bifes e manter o aspecto saudável das unhas

Sempre remova o esmalte e lixe as unhas antes de tirar a cutícula © iStcokphoto.com/oliinka


A cutícula é uma proteção natural do corpo que evita a contaminção de fungos e bactérias pela unha. Apesar da sua nobre função, ela causa certo incômodo, especialmente quando cresce além do desejado ou fica com aspecto desidratado.

A solução é simples, basta retirar o seu excesso. Mas, para quem já tentou ou tem o hábito de remover a cutícula, sabe que está tarefa está longe de ser fácil. A pergunta então é: como tirar a cutícula sem machucar?

Para em evitar os doloridos bifes e garantir que a unha continue saudável, existem algumas dicas que devem ser seguidas à risca sempre que for fazer a unha em casa. Separe para esta tarefa algodão, amolecedor de cutícula, espátula e alicate.

Quando tirar a cutícula?

A cutícula pode ser removida quando causar incômodo, tanto pelo excesso de pele quanto pela aparência desidratada. No entanto, o melhor mesmo, segundo a manicure Marina Braz, do Expert Cabral de Curitiba, é adiar ao máximo essa tarefa.

Agora, se não tiver jeito, lembre-se que só os excessos devem ser retirados. Entre as adolescentes, o ideal é pensar no assunto só depois dos 14 anos de idade. A especialista aconselha remover a cutícula uma vez na semana ou a cada 15 dias.

O passo a passo para remover a cutícula

Para remover a cutícula você irá precisar de um amolecedor de cutículas, algodão, espátula e alicate. O amolecedor de cutícula é indicado para substituir a vasilha com água, em que as mãos ficavam de molho. "O produto é mais higiênico e evita bactérias", diz Marina. 

Inclusive está é a única forma liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para manicures. "A Anvisa proibi colocar as unhas de molho em salões de beleza por causa de contaminação de bacias de uso comum", completa Néia Conceição, manicure do Viva La Vida Beauty Spa.

Antes de começar é preciso retirar o esmalte das unhas e lixá-las. Depois é só seguir o passo a passo a seguir:

1. Aplique o amolecedor de cutícula em todas as unhas. Para ajudar na ação do produto, pode-se em seguida colocar uma luva descartável ou umedecer pedaços de algodão na água e colocar nas unhas, sobre o amolecedor.

4. Aguarde de 3 a 5 minutos para que o produto faça efeito. O tempo ideal para deixar agir o emoliente depende da quantidade de cutícula e se ela está ou não desidratada.

5. Depois do tempo indicado, retire a luva ou o algodão das unhas e com uma espátula empurre a pele com cuidado em direção ao pé da unha.

6. A pele que estiver desprendida da unha e na lateral da unha deve ser retirada com um alicate. Incline o alicate comece tirando a pele da lateral, contornando a unha. “A remoção deve ser feita com muita cautela para evitar sangramento”, orienta Marina. 

7. Após retirar a cutícula de todas as unhas elas podem ser limpas e esmaltadas.

Sangrou? E agora?

Quando a cutícula é muito fina ou é retirada em excesso há o risco dos famosos bifes. Para evitar que o local fique sangrando e dolorido a dica da manicure Marina é usar o hemostático, que pode ser encontrado em pó. “Ele é comum e eficaz, cessa o sangue e a dor gradualmente”.

Para se prevenir de novos machucados, a orientação da manicure é não remover a cutícula com muito frequência. Dentro desse período use sempre um hidratante para as mãos. Eles ajudam a manter o bom aspecto das cutículas.

Alicate: mesmo em casa é preciso higienizá-lo

Para ajudar a retirar a cutícula o alicate é tão importante quanto o creme amolecedor. “Um alicate amolado ajuda, do contrário é mais fácil machucar”, diz Néia.

É recomendado também que cada pessoa tenha o seu próprio alicate e faça a higienização após o uso. “Isso evita a proliferação de micoses e bactérias em geral”, acrescenta Néia. 

Na hora de higienizar em casa é bem simples. “Deixe o alicate de molho na água quente por alguns minutos e depois escove com sabão neutro. Enxague bem, seque e guarde em uma embalagem plástica limpa”, diz Marina. Quanto aos alicates usados pela manicure, eles devem ser esterilizados logo após o uso.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto