Descubra cinco motivos para não tirar as cutículas

Jessica Krieger

Veja como é possível manter as cutículas saudáveis e hidratadas sem recorrer ao alicate

Manter as cutículas contribui a saúde e fortalecimento das unhas. © iStockphoto.com/LeszekCzerwonka


Muitas mulheres não suportam ver aquela pele levantada e com aspecto ressecado ao redor das unhas. Por isso, grande parte das brasileiras prefere retirar a cutícula para deixar as unhas mais bonitas ao serem esmaltadas.

Mas especialistas advertem: a cutícula não deve ser removida porque é uma estrutura que protege a unha contra a entrada de micro-organismos e agentes externos que podem causar micose, descamação e até inflamações. Especialmente quando a manicure retira o famoso “bife”, deixando a área ainda mais exposta. 

A dica é manter as cutículas sempre hidratadas para que não seja necessária a remoção a cada ida à manicure. “Elas mostram a saúde das unhas, só de empurrar e aplicar um hidratante, como uma caneta redutora de cutículas ou o gel hidratante, já contribui para manter o aspecto saudável”, afirma Patrícia Maria de Almeida, consultora técnica da Beauty B.

Abaixo, confira cinco motivos para não tirar as cutículas e manter as unhas bonitas e fortes sempre!

1. Unhas mais saudáveis

Retirar a cutícula, ressalta Patrícia, acaba com a proteção natural das unhas, deixando o organismo suscetível a contrair infecções, tanto por meio do corte de alicate ou instrumentos não esterilizados, quanto pelo esmalte que pode transmitir fungos e bactérias. 

2. Cutículas mais finas

Luiza Costa, esteticista e fundadora da Beryllos, afirma que quanto mais o excesso de pele é retirado, mais a cutícula tende a crescer. “A solução é evitar a prática. Assim você quebra este hábito que pode machucar e até deformar as unhas. Sem tirar, elas param de nascer e aos poucos, a região volta a ter um aspecto natural”, analisa. 

 3. Sem ondulações e manchas

Como a cutícula é uma proteção, sem ela podem surgir manchas brancas nas unhas. Além disso, há riscos de aparecer aquelas ondulações ocasionadas pelo enfraquecimento das unhas, que perdem a aparência lisinha. 

4. Facilidade em fazer as unhas

Luiza diz que, uma das vantagens de não remover as cutículas, é deixar as unhas prontas em menos tempo. “Sem tirar, o tempo de esmaltação é muito mais rápido. O processo é simples: retirar o esmalte e aplicar o próximo. Pronto!”, conta. 

5. Manicure dura mais tempo

Ao aposentar o alicate, a cutícula não cresce como antes - o que faz com que as unhas permaneçam bonitas durante dias. Além disso, não há riscos de as odiadas "pelinhas" aparecerem e o esmalte tem maior duração. Resultado: as unhas ficam "com cara de quem saiu do salão" por muito mais tempo. 

Para manter em casa, o truque é não deixar a cutícula ressecar: peles que levantam em cima das unha normalmente se formam pela a falta de hidratação ou utilização de água muito quente. Especialmente nos dias fios. Para deixar a área macia, é importante hidratar diariamente, de preferência, com cremes específicos para unhas e cutículas. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto