Truques para curar (e evitar!) a ressaca

Fernanda Lima
Conheça os truques para aliviar os sintomas da ressaca e saiba como evitar o mal-estar

Beba água entre um drink e outro para manter o corpo hidratado.


Quem nunca acordou com aquela dor de cabeça que parece não passar nunca? Se você exagerou no consumo de álcool, o dia seguinte da balada, ou daquela festa, pode ser uma tortura. 

Todo esse mal estar surge “devido uma sobrecarga que acontece no fígado”, explica Paula Castilho, nutricionista da rede Mundo Verde. O consumo excessivo de álcool também promove uma desidratação no organismo, agravando a ressaca. Além disso, para que o nosso corpo consiga processar todo o álcool ingerido e eliminá-lo, vários órgãos tem que trabalhar mais do que trabalham normalmente.

Os sintomas da ressaca duram cerca de 24 horas e incluem dores de cabeça, enjôo e vômito, boca seca, muita sede e falta de apetite. A dica é beber muita água para desintoxicar o fígado, além de comer alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e legumes cozidos.

Alguns truques caseiros também podem ajudar a curar o mal-estar. Segundo Paula Castilho, tomar de 3 a 4 xícaras de chá de gengibre é muito útil no combate à ressaca, pois a planta medicinal possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes. O mel também pode ser um forte aliado: a nutricionista indica 1 colher de sopa a cada 2 horas durante o dia da ressaca.

Evite a ressaca

Como o velho ditado já diz é melhor prevenir do que remediar.  Para evitar que o dia seguinte pareça o último da sua vida, aqui vão outras dicas da nutricionista: 

  1. Beba água entre um drink e outro. É importante manter o corpo hidratado sempre, pois o álcool o desidrata. Se for cerveja, piorou, pois ela é diurética e faz com que o corpo elimine muito líquido.
  2. Não beba de estômago vazio. Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. 
  3. Antes de começar a beber, tome carvão vegetal ativado (encontrado em farmácias ou drogarias).
  4. Coma uma fatia de queijo sempre que consumir bebidas alcoólicas.

A nutricionista reforça a importância de tomar esses cuidados e evitar exagerar. “À longo prazo, a principal consequência da ressaca é a cirrose hepática, que nada mais é do que a destruição do fígado, e até o momento, ela não tem cura”, finaliza a nutricionista.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto