Água aromatizada substitui refrigerante e estimula hidratação

Bruna de França
Com uma infinidade de sabores e zero calorias, a água aromatizada ajuda a estimular a hidratação e é uma opção às bebidas industrializadas

Rápida de se preparar, a água aromatizada pode ajudar a completar a tarefa (nem sempre fácil) de beber 2 litros de água por dia.


Todas as mulheres sabem que beber de 1 a 2 litros de água por dia é importante não só para a beleza da pele e cabelos, mas também para manter a boa forma. Os benefícios de se hidratar corretamente vão desde combater a retenção de líquido até evitar estrias. Porém, mesmo cientes de todas essas vantagens, não são todas que têm o bom hábito de ingerir a quantidade certa de água por dia. 

Para estimular o consumo diário de líquidos, a água aromatizada surge como uma ótima pedida. “É uma excelente forma de estimular a hidratação, já que nos permite criar uma infinidade de sabores na água”, explica Carla S. Kuperszmidt, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde.

O princípio é simples: acrescentar certos ingredientes em uma jarra com água (frutas, legumes, ervas aromáticas e especiarias), deixar descansar por uma ou duas horas e pronto. Você terá alguns litros de água aromatizada com o sabor de sua preferência. E o melhor: como os ingredientes não são ingeridos, não há nenhum aporte considerável de calorias.


A bebida pode ser consumida à vontade ao longo do dia. Porém a nutricionista lembra que, durante as refeições, deve-se reduzir seu consumo a um copo pequeno, para não dificultar a digestão. Outra vantagem da água aromatizada está no fato dela ser  “uma alternativa para substituir bebidas artificiais como refrigerantes, refrescos, entre outras, que contêm uma série de aditivos químicos e, em determinadas versões, açúcar em excesso”, de acordo com Kuperszmidt.

Muito se fala sobre os benefícios de acrescentar na água determinados alimentos que apresentam qualidades antioxidantes ou digestivas. Porém, de acordo com Kuperszmidt, a água aromatizada, ao contrário do que se acredita, não possui uma quantidade significativa de nutrientes. Na realidade, os itens infundidos na água lhe conferem apenas sabor.

Dentre as inúmeras opções de ingredientes ideais para acrescentar à água, a nutricionista indica hortelã, manjericão, cravo, canela, gengibre, morango, limão, laranja e carambola. É possível testar outras frutas e ervas, afinal o importante é ter criatividade e descobrir sua receita preferida. Outra alternativa é usar esses ingredientes para fazer gelos: basta colocá-los em pedaços pequenos nas forminhas. “Assim é possível ter sempre à disposição cubinhos de gelo que darão um toque todo especial e colorido à água”, finaliza a nutricionista.

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