Veja as dicas caseiras para acalmar a tosse

Fernanda Lima
Homeopata dá dicas e receitas de xarope caseiro para acalmar a tosse

Invista nos líquidos: aumentar a ingestão de água é considerada a maior vilã da tosse.


A tosse pode ter diversas causas: doenças mal curadas, engasgos, alergia a fungos, estresse, contato com vírus e bactérias e o uso de cigarros. Ela nada mais é do que uma resposta do corpo para se livrar de substâncias danosas que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões.

Segundo Sheila Gutierrez, terapeuta homeopata e coordenadora do curso de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemannm, a tosse crônica (ou frequente) geralmente caracteriza que há alguma doença. Em 93% dos casos, ela é causada por asma, refluxo ou gotejamento pós-nasal (secreção do nariz indo na direção dos pulmões).

Contudo, a tosse não é causada apenas por doenças. Se for rápida, pode ser proveniente de fumaça ou de algum engasgo alimentar. Já a tosse persistente que acompanha sintomas de enfermidades como pneumonia, asma e tuberculose é sinal de que a doença já está instalada.

Dicas para acalmar a tosse

Quando a tosse começar, a dica da especialista é: “se for uma tosse leve, recente, pode beber liquido. Aumentar a ingestão de água é a atitude mais urgente.” Contudo, se ela persistir, é importante procurar um médico e não deixar os sintomas evoluírem, o que dificulta sua cura.

Em casa, Sheila sugere observar o que mais acalma a tosse: líquido frio, morno ou quente. Outro ponto importante é a respiração: “Respire devagar e profundamente”. A alimentação também é importante, dando prioridade para os alimentos mais saudáveis. “Se a tosse for repentina, após a ingestão errada de algum alimento, fique atenta a pessoa e faça rapidamente movimento de expulsão, comprimindo o ventre com um solavanco pelas costas.”

Contudo, finaliza a especialista, “ter um modo de vida equilibrado com boa alimentação, mente arejada, hábitos para aliviar o estresse do dia a dia já evita a tosse.”

Xarope caseiro para tosse

Para acalmar sem precisar lançar mão de medicamentos industrializados, é possível também fazer xaropes caseiros de simples preparo com ingredientes que todo mundo tem na cozinha. Confira abaixo as receitas da terapeuta homeopata Sheila Gutierrez:

Xarope de mel, limão e alho

Ingredientes:
- 1 dente de alho amassado
- 5 limões espremidos
- 3 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador e armazene em um recipiente seco e com tampa. Mantenha na geladeira. 
2. Se preferir, acrescente 1 pau de canela para dar sabor. 
3. A ingestão deve ser de 1 colher de sopa três vezes ao dia – de manhã, à tarde e antes de dormir.

Chá de maça, limão, cenoura e mel

Ingredientes:
- 1/2 maçã sem casca e sem sementes
- 1/2 cenoura picada
- Suco de 2 limões
- 1/2  copo (100 ml) de água
- 3 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:
1. Bata no liquidificador com água a maçã, a cenoura, o suco de limão e o mel. 
2.Tome de três a quatro colheres de sopa por dia.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto